Nos dias atuais, a Sociologia é uma ciência que contribui para a analise e interpretação de todo o dinamismo social. Nesta dimensão, a Sociologia pode ser compreendida como uma ciência que estuda e interpreta a relação existente entre o homem e sociedade.
As ciências sociais surgiram na Europa do século XIX, mas foi no século XX, em decorrência das obras de Marx, Durkheim e Weber que as ciências sociais se desenvolveram. O carro-chefe foi a sociologia: neologismo criado pelo francês Comte, seu primeiro professor.
A partir da revolução industrial no século XIX, as relações sociais passaram a se expandir e crescer exponencialmente, tendo o indivíduo e o trabalho como engrenagens nesse processo, onde os métodos de produção aumentaram e continuam aumentando de forma exponencial até os dias de hoje.
A Sociologia nasceu com o objetivo de estudar, interpretar e compreender o fenômeno que havia surgido na segunda metade do século anterior (século XVIII), que foi Primeira Revolução Industrial.
Resposta. Explicação: As Ciências sociais surgiram da necessidade da sociedade e de vários pensadores de Compreender as transformações sociais que ocorriam com o fim do Feudalismo e inicio da socieadade capitalista.
As ciências sociais estudam a vida e o comportamento humano, avaliando como as pessoas pensam e agem, formam grupos e se relacionam com outras pessoas ou povos. ... Para diversos estudiosos, as comunicações, a educação, a geografia, a história e o direito também podem ser considerados ciências sociais.
Sobre o contexto histórico no qual se deu o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa correta. (A) A Sociologia consolidou-se em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais, políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos foram as revoluções Industrial e Francesa.
O currículo é dividido em três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política. As disciplinas obrigatórias incluem história, economia, psicologia, filosofia e metodologia científica.
As ciências sociais são divididas em três áreas: a antropologia, voltada para o estudo da diversidade cultural e da dimensão simbólica da vida social; a ciência política, centrada nos temas do poder e a sociologia, voltada para o estudo das relações em sociedade.