Como função do epitélio de revestimento podemos citar o órgão de impacto imediato do organismo, a pele, a qual possui o epitélio do tipo pavimentoso estratificado queratinizado, que impede a ação microbiológica patogênica conferindo proteção, evita o ressecamento do organismo e ameniza a ação de choques mecânicos.
Epitélio pavimentoso estratificado: pode ser queratinizado (pele) ou não, esôfago, vagina, língua, cavidade oral. Epitélio cúbico estratificado: encontrado nos ductos de algumas glândulas.
O epitélio estratificado pavimentoso queratinizado é encontrado normalmente em superfícies secas, como a pele, as células da camada mais superficial não apresentam núcleo, contêm abundante quantidade de queratina, de modo a prevenir a perda de água e a penetração de agressões químicas e físicas.
Epitélio escamoso ou epitélio pavimentoso é um epitélio caracterizado por sua camada de células mais superficial ser constituída por células planas parecidas com escamas. É classificado em: Epitélio escamoso simples; Epitélio escamoso estratificado.
Olá, Células uterinas epiteliais, ou células epiteliais do colo do útero, são as responsáveis pela constituição do epitélio que recobre o colo do útero. O epitélio é uma célula natural do corpo da mulher, é a camada que reveste o útero da mulher.
De forma simplória, podemos dizer que um colo de útero corado completamente pelo iodo é um colo normal, saudável e sem doença. Neste caso o resultado do Teste de Schiller é NEGATIVO. Quando o colo apresenta áreas não coradas pelo iodo, ou seja, áreas com suspeita de doença, afirmamos que o Teste de Schiller é POSITIVO.
Chamamos este epitélio de hipotrófico. Na insuficiência ovariana fisiológica (infância, pós-menopausa, pós-parto e lactação) ou patológica, a mucosa vaginal apresenta francos sinais de atrofia evidenciáveis pela perda das dobras e umidade vaginal além de uma fraca reação ao teste de Schiller.
O epitélio aceto branco é um achado da colposcopia. Isso indica a realização de biopsia. Com o resultado da biópsia em mãos, seu médico saberá informar o diagnóstico e o tratamento, se for necessário.
O contorno superficial das áreas acetobrancas associadas com lesões de NIC de alto grau costumam ser menos lisas, ou irregulares e nodulares. A visualização de uma ou mais margens dentro de uma lesão acetobranca ou de uma lesão acetobranca com variações de intensidade de cor está associada com lesões de alto grau.
Significa que este epitelio reagiu a aplicacao do acido acetico. De forma alguma isso significa cäncer. Significa que existe algum grau de alteracao neste tecido, e que isso deve ser investigado.
As manchas brancas que aparecem no exame do colo uterino são lesões decorrentes de cervicite crônica (inflamação crônica do colo), geralmente sem significado clínico importante, ou então, lesões causadas pelo HPV, que têm importância variável, dependendo do tipo de imagem.
O tratamento é estabelecido pelo ginecologista de acordo com a observação do colo do útero e resultado dos exames complementares, podendo ser com o uso de pomadas ou por meio de procedimento cirúrgico.
A biópsia do colo do útero é uma das formas de diagnosticar se você tem câncer do colo do útero ou células que podem, um dia, se transformar em câncer. Ela geralmente é recomendada pelo ginecologista se o resultado do seu exame papanicolau mostrar alguma alteração.
COLPOSCOPIA COM BIÓPSIA A biópsia pode ser solicitada quando há anormalidades detectadas pelo exame na região do colo do útero, vagina e vulva. Com ela é possível recolher amostras de tecidos, que mais tarde serão observadas e analisadas por um microscópio, sendo possível um diagnóstico mais claro.
Normalmente, se existe uma suspeita de câncer colorretal, é realizada uma biópsia durante a colonoscopia. Nessa biópsia o médico remove uma amostra de tecido que é enviada a um laboratório de patologia para análise.
Apenas quando o Papanicolau aponta alterações como infecção pelo HPV, a colposcopia é indicada. Converse com um Ginecologista e realize exames periodicamente.
O que é e quando fazer esse exame que avalia uma parte do intestino e detecta, entre outras coisas, pólipos, câncer e doenças inflamatórias intestinais. A colonoscopia é um exame invasivo que captura imagens em tempo real do intestino grosso e de parte do íleo terminal (a porção final do intestino delgado).
Porém, a colonoscopia analisa as estruturas dos intestinos em busca de infecções, pólipos, possíveis irritações de mucosa, diverticulites e tumores....Quais problemas de saúde a colonoscopia consegue detectar?
2 dias antes da colonoscopia: Não coma fibras como: Frutas, verduras, legumes, cereais. Pode comer: bolacha, macarrão, iogurte, leite, carne bem cozida, pudim, purê de batata e pão francês. Beba bastante líquido durante o dia, em torno de 8 copos: água, chá, Gatorade ou água de coco.