A litíase renal (ou nefrolitíase) nada mais é do que a formação de cálculos dentro do sistema urinário de um paciente. Para entendermos um pouco mais sobre sua patologia, é necessário saber do que esses cálculos podem ser feitos.
Tenha uma alimentação saudável, com alimentos integrais e frutas fontes de fibras. Reduza o consumo de gorduras e alimentos industrializados. Incluir na dieta verduras (alface, agrião, rúcula, etc), pois são ricas em nutrientes como minerais, vitaminas, e fibras, que previnem o cálculo renal.
Alimentos permitidos A dieta deve ser baseada em alimentos frescos, rica em legumes, vegetais e gorduras boas, como castanhas, amêndoas, nozes, azeite e peixes, como atum, sardinha e salmão. Além disso, os suplementos alimentares só devem ser utilizados de acordo com a recomendação do médico ou do nutricionista.
Para prevenir a formação de novas pedras de oxalato de cálcio, é importante evitar alimentos ricos em oxalato como espinafre, morango, beterraba, chocolate, café, chá preto, cola, soja e oleaginosos como castanhas ou nozes.
Os cristais recebem o nome aciculares porque tem forma de agulha. As pedras nos rins ou cálculos renais são formadas por depósitos de oxalato de cálcio. A urina contém substâncias químicas protetoras que inibem a formação de cálculos, porém esses podem não funcionar bem em todas as pessoas.