O curso de graduação em Medicina é inteiramente gratuito ao aluno, havendo duas modalidades de ingresso: uma mediante aprovação no concurso vestibular que anualmente é realizado de maneira unificada pela UFRGS, cujas informações são divulgadas através de edital; outra mediante aprovação no Sistema de Seleção Unificada ...
196 vagas
Para fazer a inscrição é preciso ter desempenho de pelo menos 450 pontos na média das provas e nota acima de zero no Enem mais recente. Como é voltado a pessoas com limitações financeiras, o candidato precisa se encaixar em uma série de critérios de formação escolar e renda familiar.
A maneira mais conhecida de entrar em uma faculdade federal é realizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece anualmente. Grande parte das universidades federais utilizam a prova do Enem como forma de ingresso. Mas fazer o exame não é suficiente para concorrer uma vaga.
A forma mais tradicional de processo seletivo em faculdade pública é por meio do vestibular. Embora os conteúdos das provas possam ser parecidos, cada universidade tem o seu próprio vestibular. Algumas têm uma fase só, mas a maioria das faculdades públicas aplica as provas em duas fases distintas.
450 pontos