Uma grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e possibilita que tenhamos características baseadas em informações numéricas e/ou geométricas.
Grandezas vetoriais são aquelas que além do valor da intensidade, precisam também de direção (horizontal, vertical, inclinada) e sentido (cima, baixo, esquerda, direita). Ex.: força, aceleração, velocidade, campo elétrico etc.
Um empurrão na vertical pode ser para cima ou para baixo. Grandezas que necessitam, além de seu valor associado a uma unidade, de direção e de sentido para ficar totalmente determinadas são denominadas grandezas vetoriais. São exemplos de grandezas vetoriais: a força, a velocidade, a aceleração e a posição de um corpo.
e) aceleração, área, velocidade e pressão. São exclusivamente grandezas vetoriais: a) força, aceleração, tempo e temperatura.
As grandezas vetoriais são aquelas que possuem módulo, direção e sentido. As grandezas que possuem apenas valor numérico (módulo) são chamadas de escalares. a) Errada. Trabalho é uma quantidade de energia, por isso, é uma grandeza escalar.
As Grandezas físicas escalares são aquelas que são definidas pelo seu valor numérico e por sua unidade de medida. Exemplos = área, tempo, comprimento, massa, distância etc. As Grandezas físicas vetoriais são aquelas que não são definidas apenas por seu valor numérico e sua unidade de medida.
As grandezas escalares são representadas apenas por sua intensidade. Exemplo: massa , densidade , tempo , temperatura , etc. Exemplo: velocidade , força , aceleração, deslocamento , etc. ... E as vetoriais são: aceleração da gravidade terrestre , deslocamento de um veiculo em uma rua e a velocidade maxima dos caminhões.
a) velocidade, deslocamento, massa, força, trabalho.
Entenda as diferenças entre grandezas escalares e vetoriais Grandeza escalar apresenta apenas módulo. A vetorial possui módulo, direção e sentido. Assunto comum nas provas de física, a grandeza escalar se difere da grandeza vetorial por ter apenas um módulo (número), enquanto a vetorial tem módulo, direção e sentido.
Resposta. Grandeza escalar é uma grandeza definida por um valor numérico, esse valor numérico é chamado de módulo. ... Grandeza vetorial é uma grandeza definida por um valor numérico(módulo),e além do módulo é determinada por uma direção e um sentido. Por exemplo: aceleração, força e deslocamento.
Resposta: e. 7) Quando a grandeza física é vetorial para que ela fique completamente definida devemos conhecer dela: a) valor (Intensidade), módulo e unidade.
Porque a medida da pressão é realizada pelo módulo da força e não pelo "vetor" força (#redundancia) aplicada sobre uma determinada área. Por este motivo que pressão é uma grandeza escalar!
Pressão é a relação entre uma determinada força e sua área de distribuição. Exemplos: O rastro dos animais, a pressão atmosférica, pressão no fundo do mar e a pressão provocada pelo aquecimento de um gás.
A unidade de pressão no sistema internacional (SI) é o N/m² (Newton por metro quadrado), que também pode ser chamada de pascal, cujo símbolo é Pa.
A pressão é uma variável de estado dos gases e é resultado das colisões das partículas do gás contra as paredes do recipiente que o contém. Sua unidade é o Pa (pascal).
A razão entre a força aplicada e a área da superfície designa-se por pressão: ... Como a intensidade da força é directamente proporcional à área de superfície em contacto com a atmosfera, F = ρ×A× h×g onde ρ é a densidade do ar, logo a pressão não depende da área sobre a qual actua.
Rio de Janeiro,pois a pressão atmosférica é inversamente proporcional a altura,então a cidade do Rio de Janeiro é a que possui maior pressão atmosférica e a cidade de La Paz (bolívia) à menor.
A lógica da pressão na água é a mesma, mas ao invés de colunar de ar, é coluna de água. E, como a água é muito mais densa que o ar, a coluna de água é muito mais agressiva. A cada 10 metros que mergulhamos no mar, aumenta 1 atm de pressão.
Um mergulhador submerso no mar respira ar numa pressão muito mais alta do que quando ele está no nível do mar. Assim, mais nitrogênio é dissolvido no sangue e nos tecidos quando um mergulhador vai mais fundo, porque a pressão do ar e, portanto a pressão parcial de nitrogênio aumenta.
A lei de Stevin determina a pressão exercida por um fluido e mostra-nos que quanto mais profundo se mergulha em um líquido, maior é a pressão exercida sobre o objeto imerso. Essa lei foi demonstrada pelo físico e matemático Simon Stevin em sua obra Princípios de Hidrostática, publicada na segunda metade do século XVI.
Quadro 2: pressão atmosférica abaixo do nível do mar. ... A pressão embaixo da água é chamada de pressão hidrostática e depende da densidade do líquido, do valor da aceleração da gravidade local e da altura de líquido acima do ponto considerado.