Fala Gás Nobre, hoje falaremos de forças intermoleculares, isto é, interações entre duas ou mais moléculas, dando ênfase as interações dipolo-dipolo: permanente e induzido.
Essa maior densidade de carga faz com que ocorra a formação de um polo negativo e consequentemente, um positivo na molécula. A densidade de carga é representada pela letra delta minúscula (δ), acompanhada de um sinal positivo (δ+) para representar o polo positivo e a presença de uma maior densidade de cargas positivas, e de um sinal negativo (δ–), para representar o polo negativo e a maior concentração de cargas negativas.
– Entre dipolo permanente e dipolo induzido: ocorre quando uma molécula polar (dipolo permanente) causa uma deformidade na nuvem eletrônica de uma molécula apolar (dipolo induzido);
Isso leva à interação molecular, ou seja, a extremidade negativa de uma molécula atrai a extremidade positiva de outra molécula, e vice-versa. São consideradas interações fracas.
As forças intermoleculares são as forças responsáveis por manter as moléculas unidas, associadas a uma série de propriedades, tais como solubilidade, ponto de fusão e ponto de ebulição.
c) Sabendo-se que as temperaturas de ebulição do CH3Cl e do CH3I são 24,0 ºC e 42,4 °C, respectivamente, indique que composto apresenta, na fase líquida, forças intermoleculares mais intensas.
Um exemplo de molécula apolar é a do gás cloro, formada por 2 átomos de cloro ligados entre si. Por não haver diferença de eletronegatividade entre eles a molécula não apresenta formação de dipolo elétrico ou regiões com densidades de cargas negativas ou positivas.
Lembrando que no estado sólido as moléculas estão mais agregadas, diminuindo a sua interação ao passar para o estado líquido e tornando esta interação quase nula quando feita a mudança para o gasoso. Por isso, necessita-se de muita energia, na forma de calor, para realizar a mudança de estado físico de substâncias que possuem interações intermoleculares.
Uma dessas forças, conhecida como força de Van der Waals ou interação de Van der Waals, se caracteriza como a soma das forças de atração e repulsão entre as moléculas. Nesse caso, não estão incluídas as forças que ocorrem devido às ligações covalentes ou à interação eletrostática de íons.
Por exemplo, o ácido clorídrico (HCl), apresenta uma maior densidade de carga negativa no cloro, que é mais eletronegativo. Na imagem abaixo podemos observar essa diferença de densidade de cargas negativas representada na cor vermelha.
O conceito de interações intermoleculares teve início há quase 150 anos atrás, quando o cientista holandês Johannes Diderik van der Waals (1837 – 1923), em 1873, determinou que existiam diferentes tipos de interações entre moléculas e que estas interações, por sua vez, apresentavam diferentes intensidades.
Quando duas moléculas apolares ou dois átomos de um gás nobre se aproximam, os elétrons das eletrosferas dos átomos se repelem, de modo a provocar um movimento dos elétrons, que vão se acumular em uma única região. Com isso, se cria um dipolo na molécula ou átomo, pois uma região tem acúmulo de elétrons e carga negativa, outra fica com deficiência de elétrons e carga positiva.
– Sintéticas: são produzidas através de procedimentos industriais (artificiais) a fim de imitar as moléculas naturais. Alguns exemplos são: borracha sintética, nailon, teflon e polietileno.
A denominação de “Forças de Dispersão de London” é uma homenagem ao físico alemão Fritz Wolfgang London (1900-1954), que relacionou essa força intermolecular ao movimento de elétrons em uma molécula, podendo ser chamada apenas de Forças de London.
Macromoléculas são moléculas orgânicas de tamanho grande, isto é, que possuem elevada massa molecular. São chamadas também de polímeros (quando apresentam unidades de repetição) e são divididas em:
Também chamada simplesmente de dipolo-dipolo, este tipo de interação acontece apenas entre moléculas polares. Ou seja, moléculas que não apresentam uniformidade de carga, possuindo uma região com maior densidade de carga negativa e uma com maior densidade de carga positiva.
Van der Waals estabeleceu diferentes tipos de interação para diferentes moléculas com características em comum. Desta forma, van der Waals pôs fim num questionamento que já perdurava por muitos anos, sobre os diferentes pontos de fusão e ebulição que as substâncias apresentavam.
Uma vez que este dipolo instantâneo é formado, sua parte com maior densidade de carga positiva irá ocasionar movimento de elétrons em moléculas apolares vizinhas, induzindo assim a formação de dipolos, por isso, a denominação dipolo induzido.
É resultado da diferença de eletronegatividade entre os átomos de uma molécula: o mais eletronegativo concentra a carga negativa, enquanto o menos eletronegativo fica do lado positivo da molécula.
Portanto, saber identificar estes tipos de interações nos ajuda a prever os estados físicos e comportamento de alguns compostos, o que pode vir a ser útil no dia a dia e em provas de vestibulares.
A força de atração intermolecular do tipo dipolo induzido-dipolo induzido pode receber outras denominações, tais como: dipolo instantâneo-dipolo induzido, interações ou forças de Van der Waals (em homenagem ao cientista holandês Johannes Diederik van der Waals (1837-1923), que desenvolveu importantes estudos sobre os ...
7- Um iceberg é composto por moléculas de água que se mantêm fortemente unidas por meio de interações do tipo. a) dipolo induzido-dipolo permanente.
Assim como os átomos reagem entre si para se estabilizarem e formarem moléculas, as moléculas também podem interagir entre si, formando diferentes estruturas. Sendo assim, podemos dizer que duas forças de naturezas distintas atuam no interior da matéria: as forças intermoleculares as forças intramoleculares.
A Interação (AO 1945: Interacção) é um tipo de ação que ocorre entre duas ou mais entidades quando a ação de uma delas provoca uma reação da outra ou das restantes. Por oposição à unidirecionalidade do conceito de causalidade, a subjacente bidirecionalidade ou mesmo interatividade é essencial no conceito de Interação.
Thompson (2018), existem quatro tipos de interações, sendo elas:
Os indivíduos se socializam através dos contatos e da interação social. A forma mais típica de interação social é aquela em que há influência recíproca entre os participantes. Mas alguns autores falam de interação social quando apenas um dos elementos influencia o outro.
Ser obrigado a pagar; possuir obrigações com: devia uma fortuna ao pai; continua devendo ao governo; quem deve teme. Sentir obrigação ou agradecimento por; estar sujeito a: devia várias obrigações à mãe; deve a bondade à mãe.
Devêm vem do verbo devir. O mesmo que: tornam, transformam, mudam, modificam, devenem.
Deverá vem do verbo dever.
Deves vem do verbo dever.