Trata-se de uma lesão com mais de 0,3 mm e não mais do que 3,0cm, pois essa é a variação de tamanho de um nódulo, e esse tamanho deve estar escrito no laudo. Quando o nódulo não está calcificado quer dizer que ele não é apenas uma cicatriz.
Nódulo pulmonar é um termo amplo que designa alterações radiológicas detectadas em exames de imagem do pulmão. Ele é uma lesão sólida ou em vidro fosco, normalmente arredondada e com menos de 3 centímetros de diâmetro. É importante buscar orientação médica diante do aparecimento de um desses nódulos.
Uma opacidade nodular é uma área de hipotransparência do pulmão com formato arredondado, ou seja, um nódulo. Existem vários tipos e causas de nódulos pulmonares. Geralmente, são benignos. Contudo, é importante uma avaliação da imagem por um especialista.
Nódulo irregular, hiperdenso, com margem INDISTINTA, associado a calcificações amorfas (BI-RADS 4C). A MARGEM ESPICULADA é caracterizada por linhas irradiadas do nódulo. Usualmente é um achado suspeito.
Nódulo de mama é toda tumoração presente na glândula mamária, podendo apresentar conteúdo cístico ou sólido. Trata-se da queixa mamária mais comum em consultórios de mastologia ou ginecologia. Felizmente, a maior parte das pacientes apresentam lesões benignas.
Tipos mais comuns Cistos: são como capsulas preenchidas com substância líquida. 7 a 10% das mulheres ocidentais desenvolvem cistos na mama ao longo da vida. Fibroadenomas Mamários: tumores benignos. Ao menos 10% das mulheres desenvolvem fibroadenomas no início da idade reprodutiva.
Z014 - Exame ginecológico (geral) (de rotina) - HiDoctor CID-10.
CID 10 Z12. 1 Exame especial de rastreamento de neoplasia do trato intestinal – Doenças CID-10.
CID 10 Z01. 0 Exame dos olhos e da visão – Doenças CID-10.
Para realizar o encaminhamento, o profissional de saúde solicita um dos procedimentos a seguir: