A consultoria financeira (financial advisory, em inglês) é o serviço prestado por um profissional que ajuda seu cliente a lidar com suas finanças e o aconselha em seus investimentos. Também faz parte desse serviço informar sobre as tendências econômicas, as mudanças na legislação e os riscos associados.
Geralmente, os consultores financeiros cobram uma taxa fixa de R$ 1.
Apesar de existirem diversas abordagens, acredito que existam 5 passos essenciais para uma consultoria empresarial completa:
5 dicas para quem quer abrir uma consultoria financeira
Se quiser meter a colher nessa área, o profissional precisa ser regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o órgão regulador do mercado financeiro, e, então, se tornar um consultor financeiro, um agente autônomo, um gestor ou um analista de investimentos.
Um consultor financeiro organiza processos e analisa questões empresariais relacionadas as movimentações financeiras de uma empresa. Ele também avalia os indicadores e contabiliza informações de fluxo de caixa. ... Ou seja, um consultor financeiro é quem auxilia a empresa em questões financeiras.
Como o nome indica, ele presta consultoria à empresa, o que se materializa em etapas como diagnóstico, análise, planejamento e aplicação da estratégia. Seu papel é o de propor soluções ao negócio, seja qual for o desafio que a enfrentar - e eles podem surgir de todos os lados, como veremos a seguir.
Os consultores de gerenciamento ajudam as empresas a melhorar seu desempenho e a crescer resolvendo problemas e encontrando maneiras novas e melhores de fazer as coisas.
O consultor imobiliário, portanto, é um consultor com expertise no mercado imobiliário. Todos precisam conhecer o mercado de forma geral, mas também é possível se especializar dentro desse universo e prestar consultorias sobre fundos imobiliários ou imóveis residenciais como investimento, por exemplo.
O consultor é o profissional que age na empresa levando as mudanças necessárias na qual ele foi designado, com a responsabilidade de auxiliar os executivos no processo de decisão. ... Pois bem, o consultor precisa apontar os pontos a serem melhorados e quais as mudanças ou programas devem ser implementados.
Segundo ela, para que uma pessoa possa trabalhar como consultor em Saúde, é muito importante que ela tenha formação na área. Isso porque é preciso entender e ter vivenciado experiências no setor, para assim poder ter propriedade para indicar melhorias e estratégias para o local. outros assuntos.
Ele é um médico que trata o doente, não a doença, e também desenvolve um trabalho preventivo muito importante durante as cirurgias, conferindo a realização de testes, exames e procedimentos específicos para aquele paciente.