Consiste em comprimir o vaso num local acima do ferimento a fim de impedir uma maior perda de sangue. Não é muito aconselhada porque o socorrista precisa identificar o tipo de vaso lesado e, do ponto de vista anatômico, o tipo de hemorragia.
Os componentes do sistema hemostático incluem as plaquetas, os vasos, as proteínas da coagulação do sangue, os anticoagulantes naturais e o sistema de fibrinólise.
A agregação plaquetária é um teste que avalia a função das plaquetas pela exploração de diferentes vias de ativação plaquetária in vitro, quando um plasma citratado rico em plaquetas (PRP) é continuamente agitado por uma esfera de ferro em um aparelho denominado agregômetro de plaquetas.
Três componentes principais participam do processo de hemostasia: parede endotelial, plaquetas e fatores plasmáticos para formação do coágulo (SAVILLE & BROWN, 2007). O dano vascular desencadeia o inicio da formação do coágulo com o objetivo de produzir um tampão de fibrina e plaquetas, para prevenir a perda sanguínea.
Hemorragia
Os coágulos sanguíneos são formados pela chamada cascata de coagulação que ativa uma série de proteínas que estão no sangue. Segundo Ana Catarina, os coágulos são constituídos de plaquetas, um dos componentes do sangue, e fibrina, uma proteína.
O teste mais comum para o diagnóstico de TVP, o ultrassom usa ondas sonoras para detectar um coágulo e determinar se o sangue está fluindo adequadamente na área afetada.
O sangue grosso, conhecido cientificamente por hipercoagulabilidade, acontece quando o sangue fica mais espesso que o normal, ocorrendo devido a alterações dos fatores de coagulação, acabando por dificultar a passagem do sangue nos vasos sanguíneos e aumentar o risco de complicações, como AVC ou trombose, por exemplo.
As doenças hemorrágicas se caracterizam por sangramento excessivo espontâneo ou associado a trauma/cirurgia. O sangramento pode ser na pele (equimoses, hematomas) ou atingir órgão interno (sangramento intestinal, urinário, uterino).
Um distúrbio hemorrágico é uma tendência a sangramento excessivo, que pode ser hereditária ou adquirida. O sangue normalmente circula nos vasos sanguíneos. Quando há rupturas de artérias ou de veias, ele extravasa para os tecidos ou para o exterior do corpo. O sangramento é contido por hemostasia.