O princípio do ato de se ferrar um cavalo é a proteção dos seus cascos contra o desgaste excessivo que sofrem nas atividades exercidas no seu dia a dia. O próprio ambiente em que vivem também é agente de desgaste, já que na maioria dos locais os pisos são duros e abrasivos.
Para proteger o casco, que é uma região sensível e, ao mesmo tempo, muito importante para a locomoção desses animais. ... Além da proteção, a ferradura aumenta a tração das patas, serve para compensar defeitos de formação do casco e reduz irregularidades da marcha.
Seja para o trabalho, esporte ou lazer, não veja a sela como um custo, e sim, com um investimento que vai trazer conforto e segurança na montaria....5 itens essenciais para a sela do seu cavalo
O primeiro passo para selar um cavalo é preparar seu pelo, usando um acessório como uma escova ou uma raspadeira. Para não machucar o animal, é importante fazer o movimento de raspagem na direção em que os pelos crescem. Passe o acessório em todo o equino e não somente na parte em que a sela será colocada.
Ao invés de trazer o cavalo com as rédeas, amassando-o com uma pressão desnecessária e colocando-o em uma postura errada, o cavaleiro deve bloquear a frente de seu animal. Empurrando o cavalo para cima da embocadura, deixando-o flexionado com a postura correta e equilibrado.
Coloque o cavalo no redondel com cabresto e toque-o para apenas um lado por cinco minutos. Em seguida, mude de lado e faça-o rodar por mais uns cinco minutos. Nas primeiras vezes, acaricie o equídeo quando pará-lo para que ele relaxe.
Meça o local. Comece no centro do redondel e use a trena para criar um círculo perfeito. Leve o portão em conta na medida. As paredes ou estacas do redondel devem ter pelo menos 1,2 m de altura e um portão relativamente pequeno. Este deve ser feito para permitir que um cavalo entre e saia com conforto.
Portanto, ao se aproximar do potro para dar início às atividades de doma, deve-se conversar com ele a fim de chamar sua atenção e evitar movimentos rápidos para não assustá-lo. Em uma doma bem sucedida, o cavalo percebe o homem como amigo, como alguém mais forte do que ele e como um líder no qual se pode confiar.
Para ensinar o cavalo a cabrestear, puxe-o pelo cabresto e peça para o ajudante tocá-lo até se acostumar. Logo o animal associa que se andar, diminui a pressão do cabresto na nuca.
O treinamento Para aquecer o animal, recomenda-se realizar o passo médio e a marcha curta. Após esses exercícios, deve-se conduzir o cavalo à marcha de velocidade desejada. Passados 10 minutos, alongue a marcha; 5 minutos depois, retome o passo e inicie uma seção de galope lento.
Muita gente gosta de montar quando o cavalo completa em torno de dois anos a dois anos e meio. De acordo com Aluísio Martins, médico veterinário e reitor da Universidade do Cavalo (UC), o ideal é começar quando os equinos chegam aos dois anos e meio para frente.
Outro ponto para conquistar a confiança de cavalos é evitar movimentos bruscos, pois eles associam esses movimentos com o perigo de predadores, de animais fugindo, de chicotes estalando, de tiros ou troncos de árvore caindo.