Posso participar do ProUni de novo? Não. O ProUni é um programa que dá oportunidades de acesso ao ensino superior para quem ainda não tem um diploma universitário. Se você já usou o ProUni para se formar em uma faculdade, não poderá entrar no programa novamente para tentar mais uma bolsa.
Serão realizadas duas chamadas. A cada chamada, os candidatos pré-selecionados têm um prazo para comparecer à instituição de ensino e apresentar os documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode pedir ao estudante outros documentos que julgar necessários.
Só é possível fazer uso de uma única bolsa de estudo do Prouni simultaneamente. Por tanto, se você passou em mais de uma instituição no curso que deseja se graduar deverá escolher somente uma universidade para usufruir do benefício. Em alguns casos pessoas recorrem à justiça para conquistar vagas do Prouni.
Depois que é aprovado no ProUni, independentemente se for na primeira chamada, na segunda ou por lista de espera, o candidato tem um prazo de poucos dias para ir até a faculdade onde ganhou a bolsa e apresentar os documentos comprobatórios (identidade, comprovantes de renda, de escolaridade, etc.) solicitados pelo MEC para efetivar a participação no Programa e começar a usar sua bolsa de estudos.
O Prouni vai mudar a partir de julho de 2022 e com isso, mais estudantes poderão participar do programa. Entenda todas as alterações: Mudanças no Prouni: entenda tudo sobre a nova lei
Se você atualmente é beneficiário do ProUni mas por algum motivo quer mudar de curso e não se encaixa nos requisitos de transferência (quer mudar completamente de área, por exemplo), pode tentar uma bolsa novamente sem problemas. O MEC permite esse tipo de arranjo desde que, claro, o candidato não tenha concluído o curso e cumpra todos os requisitos para participar (inclusive ter feito o Enem mais recente).
Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:
Documentação prevista no edital Prouni, a qual deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações.
Já está disponível a consulta de vagas do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o segundo semestre de 2021. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ao todo, serão ofertadas 134.329 bolsas, sendo 69.482 bolsas integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 faculdades particulares.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (vigente). Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos um dos requisitos abaixo:
O processo seletivo do ProUni abre duas vezes ao ano. A primeira edição, que também é a maior, ocorre em janeiro. Quem não passar nessa pode tentar bolsa na edição do segundo semestre, que é realizada entre os meses de junho e julho.
O ProUni é um dos maiores processos seletivos do Brasil. Todos os anos são distribuídas mais de 200 mil bolsas de estudos para que estudantes de baixa renda tenham acesso ao ensino superior.
O ProUni acontece geralmente duas vezes por ano. A primeira edição, em janeiro, é sempre a maior, com mais de 200 mil vagas. A segunda ocorre no semestre seguinte, com um volume de aproximadamente 50 mil bolsas.
Sim. O estudante que tem a bolsa encerrada pode se candidatar novamente para concorrer a uma nova bolsa, desde que a bolsa não tenha sido encerrada por inidoneidade documental ou falsidade de informações apresentadas pelo estudante.
Não vamos mentir: conseguir uma vaga no ProUni pode ser bem difícil, dependendo da sua escolha. Cursos como Medicina, Odontologia e Engenharia, por exemplo, podem exigir uma média altíssima no Enem ? chegando próxima a 800 pontos.
Alguns requisitos são idênticos, como a nota mínima de participação (450 pontos na média das provas e acima de zero na redação) e a renda familiar bruta mensal a ser apresentada, que é de no máximo 3 salários mínimos por pessoa.
O Coordenador só pode autorizar duas vezes a permanência do benefício da bolsa ProUni. Ou seja, não pode reprovar em todas ou em mais da metade, principalmente se está dentro das inscrições ProUni, nem uma faculdade irá permitir que isso continue, principalmente quem tem passado pelo processo seletivo do ProUni.
O Prouni é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
O ProUni oferece bolsas em instituições bem avaliadas pelo MEC por todo o país. Separamos algumas sugestões de faculdades bacanas para você levar em conta no próximo processo seletivo:
A instituição pode pedir cópia de holerites (ou contracheques) dos últimos três a seis meses. Se não estiver com eles, peça uma cópia para o empregador. Uma forma de comprovar a situação de trabalho pode ser uma declaração da própria pessoa, em que ela informa o tipo de trabalho e sua renda mensal média.
É pessoal, existem universidades que ainda tentam burlar o sistema do Prouni, mesmo depois de ter sido criada uma lei que obrigava a divulgação do valor das mensalidades, resumindo a universidade era obrigada a ter em local visível os valores da mensalidade dos cursos, mesmo assim o curso de Direito de uma universidade ...
Renovação da bolsa Prouni deve ser feita a partir de hoje (25) pelas instituições. O procedimento de atualização semestral das bolsas de estudo já concedidas do Programa Universidade para Todos (Prouni) deve ser realizado pelas instituições de ensino superior a partir desta segunda-feira, 25.
Desde que cumpra os requisitos do Programa, você pode participar do processo seletivo do ProUni quantas vezes quiser. Ou seja, você pode tentar uma bolsa do ProUni quantas vezes for necessário, até conseguir.
A transferência da bolsa Prouni só pode ser realizada para outra graduação da mesma área do conhecimento, não importa de você vai mudar de ênfase, turno ou instituição. Isso significa que se você estiver cursando Direito, não poderá mudar para Medicina, por exemplo.
Para concorrer a uma bolsa integral no Prouni 2021 é necessário que o candidato comprove renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 1.
As inscrições para as vagas remanescentes, ou seja, aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o primeiro semestre de 2021, serão entre os dias 3 e 4 de maio, no site oficial do programa (http://prouniportal.mec.gov.br/).