Em São Paulo, principalmente no interior, nasceu a cultura caipira e sua música. Sua origem ocorreu com as práticas musicais dos portugueses que, em pequena escala, absorveu traços de musicalidade de indígenas e africanos. Foi dessa mistura que surgiram o cururu e o catira.
Resposta: Danças folclóricas são formas tradicionais de danças recreativas do povo. ... O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região. Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.
Resposta. As principais danças do estado de São Paulo são: Fandango "dança em grupo", Catira "que é um tipo de sapateado", e o Cururu " é uma espécie de cantoria de desafio acompanhado ao som de viola". Jongo " é uma dança de herança dos negros que é dançada em roda, contendo homens e mulheres".
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
Os “Coco solto”, “Quadras”, “Embola-da”, “Coco de entrega”, “Coco de dez pés” são referidos pela métrica literária; os “Coco de ganzá”, “Coco de zambê”, pela música; os “Coco de praias”, “Coco de usina”, “Coco de sertão”, pelos locais; os “Coco de roda”, “Coco de parelhas ligadas”, “Coco solto”, “Coco de fila”, “De ...
Leitura Recomendada
QUESTÃO 04 - São exemplos de danças folclóricas exceto: (A) Maracatu.
Boying, Hip Hop Dance e House Dance, Dancehall, Ragga Jam e Krump . Danças Sociais ou (Social Dances) são danças com passos fáceis que todos podiam dançar e que tomavam conta das festas.
Locking