O Prefácio Interessantíssimo vale como verdadeiro manifesto-programa do Modernismo brasileiro, uma plataforma teórica, que será retomada e aprofundada pelo próprio Mário de Andrade em A escrava que Não é Isaura (1924). É onde expõe suas idéias a respeito de poesia e declara ter fundado o desvairismo.
Pauliceia Desvairada é uma coleção de poemas de Mário de Andrade, publicada em 1922. Foi a segunda coleção de poesia de Andrade e a mais polêmica e influente. O uso livre da métrica por Andrade introduziu ideias modernistas europeias revolucionárias na poesia brasileira, que antes era estritamente formal.
Mário de Andrade
Quais dessas propostas você reconhece: a. no texto 2? Resposta: Revisão crítica do passado histórico brasileiro, ironia e humor, nacionalismo (crítico), verso livre, busca de síntese, valorização de elementos da paisagem nacional.
A poesia para o autor nasce por impulsão, sem pensar na estética, e nem na métrica, ela nasce como resposta a tudo aquilo que vem se passando pela cabeça do autor e que precisa de alguma forma se materializar, no caso do poema, na forma de palavras.
Características da 1ª fase do Modernismo
São características da obra de Oswald de Andrade, exceto: ... Alternativa “e”: As características descritas na alternativa “e” fazem referência à obra de Manuel Bandeira, que, ao lado de Oswald e Mário de Andrade, formou a famosa tríade modernista, responsável por difundir os ideais modernistas.
O movimento antropofágico representou para o escritor brasileiro um verdadeiro “divisor de águas”, não apenas pela conscientização que buscou-se alcançar, mas sim porque estimulou a divergência de opiniões entre os modernistas, além de promover o deslocamento do objeto estético na fase do Pau-Brasil, outro movimento ...
Mário de Andrade é um importante escritor do Modernismo brasileiro. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1893, e morreu em 1945, nessa mesma cidade. ... Nessa obra, o escritor, além de mostrar elementos do folclore nacional, traça um perfil bastante crítico do caráter do povo brasileiro.
modernista
São características da linguagem de Mário de Andrade, exceto: ... d) Por meio de uma linguagem debochada, irônica e crítica, Mário satirizava os meios acadêmicos e também a burguesia, estabelecendo uma profunda ruptura em relação à cultura do passado. Resposta. Alternativa “d”.
Mário de Andrade é um dos principais nomes do movimento modernista brasileiro. O escritor ajudou a organizar a Semana de Arte Moderna de 1922 e esteve ao lado de grandes personalidades do modernismo, como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Menotti del Picchia.
25 de fevereiro de 1945
Mário Raul de Moraes Andrade (São Paulo, São Paulo, 1893 - São Paulo, São Paulo, 1945). Poeta, cronista e romancista, crítico de literatura e de arte, musicólogo e pesquisador do folclore brasileiro, fotógrafo. Conclui o curso de piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em 1917.
Características da obra de Mário de Andrade
O poema de Mário de Andrade apresenta uma reflexão sobre a criação de uma expressão literária brasileira, envolvendo questões que passam pela busca e imitação de modelos estrangeiros, pelo desconhecimento da língua portuguesa utilizada no Brasil e pela construção da identidade nacional.
Literatura. Mário de Andrade foi o grande mentor intelectual da Geração de 20, foi também poeta, prosador, pianista, funcionário público e, acima de tudo, um homem compromissado com o desenvolvimento cultural do Brasil.
O que o título do vídeo: “Mário de Andrade, Reinventando o Brasil”, revela sobre o artista e sua obra? O documentário que foi ao ar em novembro de 2009 pela TV Escola mostrou peculariedades sobre o artista e sua obra.
Macunaíma, livro de Mário de Andrade publicado em 1928, é considerado um dos principais romances modernistas. A obra é uma rapsódia sobre a formação do Brasil, em que vários elementos nacionais se cruzam numa narrativa que conta a história de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.
O objetivo do movimento modernista era romper com o tradicionalismo e se livrar dos paradigmas e das regras sobre como fazer arte que prevaleciam no momento. O Modernismo no Brasil apareceu como um movimento que prezava pela independência e valorização da cultura cotidiana brasileira.