Kanban é um termo japonês que significa “cartão”. O sistema recebeu esse nome pela própria empresa que o desenvolveu, a Toyota. Ele nada mais é do que um sistema ágil e visual para controle de produção ou gestão de tarefas.
O quadro Kanban é um sistema ágil e visual utilizado para gerenciar a produção e/ou executar tarefas. ... Como citado anteriormente, foi desenvolvido pela Toyota para utilização em linhas de produção.
Um cartão Kanban é uma representação visual do item de trabalho. ... Um cartão Kanban contém informações valiosas sobre a tarefa e seu status, tal como um resumo do trabalho, pessoa responsável, prazo, etc. Um exemplo de um cartão Kanban físico.
5 dicas de como implantar o kanban em projetos de TI
Otimize processos com a metodologia Kanban. O método Kanban foi formulado por David J. Anderson e é uma abordagem ao processo evolutivo e ao sistemas de mudança em uma organização. ... Uma maneira de descobrir e resolver problemas no seu processo e workflow para que possa fazer entregas consistentes aos seus clientes.
Com o método Kanban, as restrições são identificadas e sanadas, uma vez que cada novo trabalho só pode ser iniciado quando o anterior for concluído, isto é, somente depois de não haver mais quaisquer restrições. Além dessa, existem outras vantagens na utilização do Kanban, como veremos a seguir.
O kanban pode ser utilizado em diversas áreas, como por exemplo, desenvolvimento de software, gestão de TI, novos negócios, design, finanças, marketing, operações, entre outras. O uso adequado dessa ferramenta pode trazer agilidade e organização.
A linha superior de cada faixa no gráfico de fluxo cumulativo representa o ponto de entrada das tarefas, na respectiva etapa do seu quadro Kanban, e a inferior mostra que ela sai dele. Se uma linha se torna horizontal, isso significa que nada está entrando ou saindo daquela etapa.