Portanto, fundamentar significa dar as razões, de fato e de direito, que conduziram o magistrado até aquela decisão, devendo existir uma exteriorização da base fundamental da decisão do juiz, como meio de comprovar o distanciamento judicial de arbitrariedades e subjetivismos[39].
De forma geral, a sentença é o ato que põe fim à atividade decisória do juiz, ou, nos termos do Código de Processo Civil (art. ... 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.
No dispositivo ou conclusão é que o juiz decide, e sem ele não há sentença.
Quando a sentença é proferida oralmente em audiência ela está sendo automaticamente publicada, pois está ingressando nos autos naquele exato instante. Se for ela proferida por escrito, pelo juiz, no gabinete, e, na sequência, inserida nos autos, a sua publicação se dará no exato momento da inserção nos autos.
A tarefa "Análise de Sentença" é exclusiva do magistrado. Para chegar até ela, é preciso fazer o processo Concluso ao magistrado, passando pela tarefa Minutar Sentença. Nesta tarefa, o magistrado poderá analisar a minuta elaborada por seu assistente ou redigir a sentença diretamente.
Tratando-se de intimação por edital, dispõe o artigo 392, parágrafo primeiro, do Código de Processo Penal, que o prazo é de 90 dias, se tiver sido imposta pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a 1(um) ano, e de 60(sessenta) dias, nos demais casos.
Claro que, dependendo da complexidade da demanda, o juiz poderá conceder prazo para que as partes apresentem suas alegações finais em forma de memoriais, ou seja, escrita. Nesse caso, a sentença, obviamente, não poderá ser proferida após a audiência, devendo ser feita em um prazo de 10 dias.
Deve fazê-lo por escrito no prazo de 7 dias a contar da publicação da decisão do tribunal. Pode também fazê-lo por fax. O recurso é interposto no tribunal que julgou o processo no prazo de 15 dias a contar da data em que teve, pela primeira vez, possibilidade de analisar a sentença.
Para recurso: No novo CPC, todos os recursos têm prazo de 15 dias, tanto para interposição quanto para a resposta (arts. 1.
Confira a seguir: