Para que você atue como um chaveiro profissional, precisará de alguns equipamentos básicos:
Vamos ao Passo a Passo
Veja os tipos de feltro que existem para fazer artesanato
Para isso, você deve usar a termolina, um verdadeiro aliado da artesã....Dicas
O E.V.A. é o melhor amigo amigo do artesão! E até no artesanato em feltro ele está presente. É uma alternativa barata, fácil de encontrar e que pode ser usada de várias formas, inclusive para substituir o uso das mantas acrílicas e do forrobel.
A entretela Hidrossolúvel diferente da entretela normal não tem a finalidade de estruturar nosso tecido, afinal elas normalmente têm a aparência de um plástico ou tecido bem fino e são bem maleáveis. ... Ela também terá a função de substituir a entretela comum, no entanto nessa técnica não é utilizado tecido.
Utilize sempre linha simples, da mesma cor do feltro, para alcançar um resultado bem delicado. Dica nº 3 – Para fazer os olhinhos dos personagens (bonequinhas, menininho, bichinhos) utilize miçangas, aplicadas com o ponto escondido. Dica nº 4 – A agulha para artesanato em feltro é a normal, a de costura mesmo.
Para peças com duas partes iguais, frente e verso, sempre risque o feltro no modo espelhado. Ou seja, risque uma vez o molde; depois, vire-o para o outro lado e risque novamente, na mesma face do feltro.
O feltro deve permanecer em contato com o vapor até amolecer, use seus dedos para moldar o formato desejado. Para uma dobra menos acentuada, segure a aba com os dedos na parte superior e use o seu polegar na parte inferior, enrolando e fazendo pressão distribuída igualmente.
Como casear peças sobrepostas Inicie o ponto de costura normalmente formando uma argolinha. Mas, antes de inserir a agulha dentro da argolinha, fure atrás a peça que está sendo presa, na mesma direção do ponto que você está fazendo. Só depois passe a linha por dentro da argolinha, puxando-a.
O bordado em ponto ajour, consiste em retirar alguns fios da trama do tecido e bordar neste desfiado, deixando um espaço vazado. Originariamente o bordado deve ser feito com o mesmo fio que você retira, quando desfia o pano, porém quando esse fio não é resistente, podemos substituí-lo por uma linha de algodão de…
Ao costurar feltro, prefira usar a linha de costura de poliéster. Já a linha de algodão é mais indicada para fechar peças feitas com tecido de algodão, como é o caso do tricoline.
Como fazer bordado ponto russo passo a passo
Materiais para bordar ponto russo Tecido: o tecido vai variar conforme a utilidade que você quer dar ao bordado. Os mais utilizados são: tergal, cetim grosso, brim, linho tergalizado, jeans, gabardine grosso, oxford, lonita, cânhamo grosso, algodão fechado, etamine e toalhas para pintura.
Um dos grandes motivos para isso acontecer é a espessura da agulha. 1 - Se sua agulha for muito pequena para o fio, ele não irá deslizar com tanta facilidade e será puxado de volta. As vezes a linha até passa quando você puxa, mas isso não significa muita coisa. Tente pegar uma agulha um pouquinho maior.
O ponto russo é uma técnica de bordado feita com uma agulha oca (punch needle). Quando esta agulha perfura o tecido, ela deixa um pequeno laço de linha do outro lado da fibra têxtil, e dessa forma, o desenho ou figura é preenchido com esses pontos.
Termolina leitosa: a termolina leitosa vai ser aplicada no final do seu bordado para deixá-lo pronto, apenas no lado avesso, tomando muito cuidado pra não vazar para o outro lado.
Para passar a linha pela agulha mágica e poder usá-la, devemos começar inserindo o passador de linha na agulha. Assim que conseguirmos, usamos ele para passar a linha, introduzindo-a pelo orifício do passador. Por fim, só temos que esticar a partir da área inferior da agulha mágica até vermos a linha sair.
Preferencialmente no algodão cru de qualidade, mas pode ser bordado também nos tecidos oxford, popeline, linho, linhão, ou tergal, pano de prato e etc.
Algodão cru: esse é considerado o melhor tecido para fazer o bordado livre, pois não possui elastano e é resistente. Por ser mais fácil de lidar, o algodão cru é indicado para iniciantes. Contudo, se você não tiver esse tecido em casa, também são indicados linho, tricoline e cambraia para o bordado livre.