uma água fervendo e colocamos a canjica. Em seguida, uma pitada de sal para ajudar no cozimento e também quebrar o açúcar quando o leite condensado for colocado. Agora, desligue o fogo e ponha a tampa, mas sem colocar pressão.
Se depois de pronta você achar que está muito grossa, é só acrescentar mais leite. Salpique canela em pó na hora de servir.
Para verificar se a canjica já está no ponto certo, basta colocar um pouco da massa em um pires e incliná-lo para baixo. Se a massa não cair, a canjica já está pronta.
Apague o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra e verifique se os grãos estão macios. Se estiver com muita água, despreze um pouco até que os grãos estejam visíveis. Eu separei em duas vasilhas cerca de 2/3 da canjica com caldo para congelar.
240 dias após a data de fabricação.
Depois de cozida, guarde na geladeira junto com a água do cozimento por no máximo 3 dias.
Nutricionista ensina a conservar comidas de milho sem estragá-las. Alguns cuidados devem ser adotados ao guardar canjica e pamonha na geladeira.
O ideal é que fique refrigerada, seguindo as instruções de validade da embalagem --geralmente em torno de duas semanas. Descarte se ela estiver rançosa, com pontos pretos ou com alteração de odor e sabor.
Coloque o mingau em sacos apropriados e armazene por até três meses. Retire uma porção do congelador na noite anterior e coloque na geladeira para descongelar.
Como última recomendação, use a fórmula dentro de 24 horas após a refrigeração. Uma vez armazenado corretamente e não excedendo o tempo recomendado, não é necessário aquecer o leite ou a fórmula antes de alimentar o seu pequeno. No entanto, se você decidir fazer isso, aqueça a mamadeira em água quente corrente.
3 dias
Ela pode ser mantida no refrigerador durante 24 horas. Se você optar por refrigerá-la, devem-se seguir as instruções para preparar a fórmula para uso posterior. Lembre-se, uma vez que você começou a alimentar o seu filho, o frasco deve ser utilizado dentro de 2 horas.
Segundo as recomendações descritas no rótulo, esse produto deve ser consumido em até 30 dias após sua abertura, tendo um cuidado de deixar a lata bem fechada e armazenada em local seco e fresco.
Deixar a mamadeira pronta algumas horas antes é arriscado, pois o armazenamento pode contaminar o leite com bactérias que causam infecções intestinais nos bebês. Se o preparo para consumo imediato não for realmente possível, o consumo deve ser de até, no máximo, uma hora após o preparo.
Para agilizar a higienização, lave e escalde o máximo de mamadeiras que puder e guarde na vasilha plástica por no máximo 24 horas se esta ficar em temperatura ambiente, ou 48 horas se guardada na geladeira.
Jogando fora fórmula usada A fórmula preparada pode ser mantida na geladeira por 48 horas, se o bebê não tiver tocado no bico. Se ele o tiver feito, jogue fora o que restar após uma mamada.
Deve-se evitar secar os utensílios do bebê com qualquer tipo de pano, para que não ocorra contaminação por micro-organismos e para que não fiquem fiapos do tecido nos objetos. Após a secagem natural, deve-se guardar a mamadeira e os bicos, sem fechá-los completamente, dentro do armário da cozinha.
No secador de mamadeiras (que eu amo e já fiz resenha aqui) ficam as mamadeiras, copos, colheres, escova de mamadeiras e escovinhas para canudos. Esses itens só saem de lá para serem usados e lavados.
A esterilização da mamadeira deve ser feita sempre antes de usar pela primeira vez. Depois disso, deve-se fazer a higienização 1 vez ao dia até o primeiro ano de vida. Vale lembrar que sempre que a mamadeira cair no chão ou entrar em contato com superfícies sujas, ela também deve ser esterilizada.
Muitos pais acreditam que para esterilizar uma chupeta ou uma mamadeira, o simples contato com a água quente já é capaz de resolver o problema. Mas não. Para que as bactérias sejam completamente retiradas dos bicos das chupetas e mamadeiras, é preciso ferve-los por pelo menos cinco minutos.
Água Mineral é a melhor opção A água filtrada por não ter controle, ou até mesmo ferver a água, não é garantia de segurança microbiológica para o bebês, além também de não conter minerais necessários para saúde. Depois do leite materno, a água mineral é a bebida mais importante para a vida de um bebê.
É claro que toda mãe tem medo de contaminações, mas a recomendação dos pediatras é que a esterilização de bicos e mamadeiras nunca é necessária.
Para limpeza básica de mamadeira e de bico, use detergente e vinagre. Para uma limpeza mais corriqueira, você pode usar a mistura detergente + vinagre. Lave em água corrente e enxágue várias vezes, principalmente no interior da mamadeira, para não deixar nenhum resíduo no bico ou no fundo do recipiente.
* Misture água quente e vinagre de álcool suficiente para encher a mamadeira ou o copo; * Deixe de molho por 30 minutos; * Agite e lave normalmente com detergente, usando uma escovinha de mamadeira; * O molho, além de remover a sujeira, elimina também o mau cheiro.
Eu sempre tive uma para cada mamada do dia, para garantir mamadeiras limpas sempre que necessário. Como existem inúmeras marcas, o ideal é seguir as instruções da embalagem. Porém, recomenda-se que as mamadeiras sejam trocadas a cada 6 meses ou caso apresentem rachaduras, deformações ou manchas.
Elas podem ser fervidas por pelo menos cinco minutos em uma panela com água fervente ou esterilizadas em um esterilizador elétrico, no esterilizador a vapor para micro-ondas ou em esterilizantes líquidos sem aquecimento.
Usar corretamente o bico de silicone
Você pode esterilizar a chupeta Philips Avent fervendo-a em água por 5 minutos. Você também pode esterilizar determinadas chupetas Philips Avent usando o micro-ondas.
Limpe o porta-chupeta MAM com sabão neutro e água. Também pode usar uma esponja macia. Enxague bem e deixe-o secar antes de o usar novamente.