A característica principal do Realismo é a de mostrar os fatos da maneira mais real possível, sem abordagens fantasiosas ou idealizadoras. Os artistas realistas tinham como objetivo retratar a realidade dos fatos de maneira direta e objetiva. ... reprodução da realidade de maneira fidedigna.
O Realismo é a escola literária que analisa a realidade. Tem origem na França e, no Brasil, surge depois do Romantismo e antes do Simbolismo, compreendendo os anos 1881 a 1893 - o mesmo período em que o Naturalismo e o Parnasianismo também ocorreram.
o determinismo diz que os fatos do ser humano são fruto de causas universas, ou seja, que tudo que acontece no mundo influência na vida humana. já o realismo consiste em observar o mundo pela razão e pela ciência. Apenas junte as respostas e ver se entende algo.
Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo: Preocupação crítica. Visão materialista da realidade. Ênfase nos problemas morais e sociais.
As manifestações literárias do Realismo português As manifestações realistas são prosa e poesia. Na poesia, destaca-se Antero de Quental: ele era contrário à poesia ultrarromântica e se empenhava em defender uma poesia com intuito social, com responsabilidade, usada como instrumento na busca filosófica pela verdade.
A linguagem do realismo é baseada na realidade do cotidiano comum, marcada pela tendência ao cientificismo e a oposição ao romantismo. Os escritores do realismo não utilizavam a subjetividade como forma de expressão em suas obras.
Características do Realismo
O Realismo em Portugal teve início a partir da Questão Coimbrã – confronto das ideias do Realismo e Romantismo. Os principais representantes do movimento foram Antero de Quental e Eça de Queiroz.