Já a dilatação pielocalicial no adulto ocorre, geralmente, como consequência de cistos, cálculos, nódulos ou câncer na região dos rins ou nos ureteres, que levam ao bloqueio da passagem da urina e ao acúmulo desta, causando dilatação da pelve renal. Confira mais causas e como identificar em Hidronefrose.
A persistência de lobulação fetal é uma anormalidade de forma, sendo a irregularidade de contorno renal, sem perda da função do mesmo. Quando alguma diferença morfológica é observada, não causando prejuízo funcional ao órgão, ela é denominada variação anatômica.
A hipoplasia é, na maioria dos casos, proveniente de algum fator congênito e caracteriza-se pelo desenvolvimento reduzido ou ausente de um ou ambos os rins, com redução de suas funções. Palavras-chave: anomalia congênita, hipoplasia.
A hipertrofia da coluna de Bertin é uma variante do normal e constitui o parênquima polar não reabsorvido de um dos dois sub-rins, que se fundem para formar o rim normal. Muitas vezes essa alteração pode ser confundida com lesão expansiva sólida.
Em anatomia renal, coluna de Bertin ou coluna renal é a porção do córtex renal que fica entre as duas pirâmides renais.