O bloco-diagrama é um dos recursos utilizados na representação do relevo nos livros didáticos de Geografia. ... Essa pesquisa permitiu identificar que o relevo é apresentado aos alunos através do livro didático a partir dos textos como suporte básico, cujos conceitos são ilustrados por representações gráficas.
Criar um diagrama de blocos
Bloco-diagrama, em geografia, é a representação gráfica bidimensional de algo tridimensional. ... Seu principal uso na geografia é a visualização da superfície terrestre, ou seja, da crosta terrestre e tem como vantagem a capacidade de poder mostrar a parte estrutural da superfície (crosta) correspondente.
Resposta. Resposta: Tanto uma maquete, quanto um bloco-diagrama são representações tridimensionais que tem por objetivo representar,pelo menos dentro da Geografia, um espaço físico. O bloco-diagrama se caracteriza por uma representação cartográfica que ilustra uma determinada região de relevo.
A elaboração do bloco-diagrama baseia-se em mapas da área que se deseja representar e tem a vantagem de reproduzir com grande fidelidade seu aspecto real.
As informações sobre a estrutura que podemos extrair desse bloco diagrama são: presença de duas placas tectônicas continentais (Placas Indo-Australiana e Placa Eurasiana) e trata-se de uma região onde a formação do relevo ainda está acontecendo, denominado dobramento moderno.
Bloco-diagrama - Representação em três dimensões (comprimento, largura e altura) de parte da superfície da Terra, com seus aspectos naturais e artificiais ( o mesmo que culturais) . Maquete - Modelo em miniatura de uma construção civil ou de parte restrita da superfície terrestre, representando todos os seus aspectos.
O perfil topográfico é uma forma de representação da altura e da largura (extensão) do relevo, ou seja, é uma representação bidimensional do espaço. O bloco-diagrama permite representar, além da altura e da largura, a profundidade do trecho retratado.
A diferença entre uma maquete e o diorama é que a maquete é um modelo, um conjunto representativo e o diorama é uma reprodução exata, havendo dentro da maquete um ou mais dioramas.
Mapa: é a representação visual de uma região. Um croquis costuma-se ser caracterizado como um desenho de moda ou um esboço qualquer. Maquete é uma representação de escala de grandes estruturas, objetos, edifícios, etc.
Verificado por especialistas Mapas, maquetes, plantas e croquis são representações físicas de alguma área, coisa, ou afim. ... Mapa: desenho que representa um área geográfica, com detalhes como escala, identificação de rios, montanhas, delimitações, entre outros. Maquetes: representação física de um cenário.
Enquanto o croqui é um desenho à mão livre feito rapidamente, não é um trabalho acabado, mas é um rascunho onde se baseia o trabalho pronto. Enquanto conceitos é importante notar que: Um mapa é uma representação, geralmente em uma superfície plana, de um todo ou parte de uma área.
A diferença entre plantas e mapas é que as plantas possuem maiores escalas, ou seja, representam maiores detalhes de uma área menor. ... Já os mapas representam áreas com menores escalas, ou seja, representam cidades, Estados, países ou até o mapa que presenta todos os países do mundo.
Diagrama é uma visão superficial e sem grandes detalhamentos de um processo. Por exemplo: diagrama SIPOC, diagrama de tartaruga e diagrama de Ishikawa. Já o mapa, como o nome diz, é uma representação um pouco mais detalhada que mostra os caminhos que o processo percorre.
Plantas – representação cartográfica realizada a partir de uma escala muito grande, ou seja, com uma área muito pequena e um nível de detalhamento maior. É muito utilizada para representar casas e moradias em geral, além de bairros, parques e empreendimentos.
A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou no dia 18 de dezembro de 2014, em versão impressa e digital, o Mapa Político do Brasil na escala 1:2.
Após esse exercício, explique para eles que escala é a proporção entre a área real e o que está representado em um mapa ou em uma imagem. Assim, quanto maior a escala, menor a área representada e maior é a riqueza de detalhes, pois, quanto maior a escala, “mais próximo” da área representada o observador se encontra.
A Escala de Valores é um instrumento de classificação de valores, criado pelo psicólogo social Milton Rokeach que consiste na classificação dos valores do indivíduo em diferentes tipos.
Exemplos de Valores de algumas empresas conhecidas: Sempre; Pensamos e agimos como donos; Ética é inegociável. Petrobras: Resultados; Superação e confiança; Respeito à vida, às pessoas e ao Meio Ambiente; Ética e transparência; Orientação ao mercado. Natura: Humanismo; Criatividade; Equilíbrio; Transparência.
A Escala Richter é um sistema de medição elaborado por Charles Richter e Beno Gutenberg utilizado para quantificar a intensidade dos terremotos conforme a sua manifestação na superfície terrestre. Seu limite, teoricamente, não existe, mas é comum a convenção de que não haja terremotos que ultrapassem o grau 10.
Uma das bases do comportamento individual é o conceito de valores. ... Segundo Rokeach (1973), os valores podem ser classificados em dois conjuntos: os valores terminais e os valores instrumentais. Esses contêm os valores finais desejáveis e referem-se às metas que uma pessoa gostaria de atingir em sua existência.
Valores terminais são os alvos finais das ações, são sua concretização; Valores instrumentais são os meios utilizados para se alcançar estes valores terminais; Assim, podemos resumo os valores instrumentais como as formas de agir que levam ao objetivo desejado.
Os 3 fatores que influenciam o comportamento humano nas organizações: Valores: são a crenças e os aprendizados adquiridos ao longo do tempo. ... São as respostas a essas perguntas que movem as pessoas e justificam seus comportamentos; Modelos mentais: cada pessoa constrói um significado diferente para cada experiência.
Os Valores Organizacionais são, nada mais, que as atitudes e comportamentos que você espera de todos que a compõem, desde o nível operacional à alta diretoria. Eles devem ser claros e representar sua expectativa sobre o comportamento das pessoas na sua empresa e em nome dela.