A cirurgia plástica para lábio leporino e fenda palatina é feita sob anestesia geral, já que é um procedimento delicado e preciso, apesar de simples, sendo necessário que o bebê fique quieto. O procedimento é rápido, dura menos de 2 horas e só é necessário 1 dia de internamento no hospital.
Daniel defende a ideia de que o melhor tratamento deveria envolver uma abordagem multidisciplinar, incluindo diversos profissionais, como pediatra, cirurgião buco-maxilofacial, otorrinolaringologista, cirurgião plástico, odontopediatra, ortodontista, protesista, fonoaudiólogo, estomatologista e geneticista.
A cirurgia de uvulopalatofaringoplastia é feita por via oral, portanto, não há a necessidade de fazer incisões no pescoço ou na face. A uvulopalatofaringoplastia é realizada com o paciente sob anestesia geral e tem por objetivo retirar as amígdalas e o excesso de tecido do palato mole e da faringe.
A fenda palatina é quando o bebê nasce com o céu da boca aberto, formando uma fenda nesse local. Na maioria das vezes, a fenda palatina é acompanhada pelo lábio leporino, que corresponde à abertura nos lábios, podendo chegar até o nariz.
Para quais casos a cirurgia de palatoplastia é indicada? O palato é dividido em palato mole e palato duro. O palato mole é sustentado pelo músculo elevador do palato, que é responsável pelo fechamento entre o palato e a faringe durante a deglutição para evitar o refluxo nasal.
BEBÊS COM FENDA DO PALATO A complementação com leite materno ordenhado, em geral pode ser feita via oral, por meio de mamadeira. Ao alimentar o bebê com fissura palatina, procure não deitá-lo, pois o leite poderá refluir para o nariz. Oriente para que seja deixado sempre em posição inclinada ou sentada.
Essas aberturas resultam do desenvolvimento incompleto do lábio e/ou do palato (céu da boca), enquanto o bebê está se formando, antes de nascer. O lábio e o céu da boca desenvolvem-se separadamente durante os três primeiros meses de gestação.
Fenda palatina ou lábio leporino: Conheça as causas e tratamentos para essa fissura labial
Segundo dados do Hospital Sírio-Libanês, o lábio leporino, na grande maioria dos casos, é resultado da combinação da suscetibilidade genética a fatores ambientais, que ainda permanecem controversos entre os médicos, mas acredita-se que o consumo de álcool e cigarro, além de deficiências nutricionais durante a gestação, ...
Fissura labial é a separação do lábio superior em duas partes, algo que atinge um em cada 550 bebês no Brasil. Tal como a fissura palatina, a fissura labial é causada pela junção inadequada dos dois lados da face quando o bebê ainda está no útero.
Não há tratamento até o momento que desapareça com cicatrizes. O que pode ser feito no caso de cicatrizes inestéticas, é associar-se tratamentos cirúrgicos e não cirúrgicos afim de conseguir-se uma cicatriz com aspecto mais disfarçado. Procure um Cirurgião Plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Não é possível remover cicatrizes, porém é possível substituir cicatrizes de má qualidade (alargadas, retraídas, escuras, ...) por novas cicatrizes que podem ter um aspecto estético muito melhor e em alguns casos quase imperceptível.
Pomadas para queloide
Como é feita a cirurgia de correção de cicatriz Após realizar as incisões, o cirurgião retira toda a cicatriz utilizando bisturi ou tesoura delicada. Não se costuma aprofundar a retirada da cicatriz além do tecido gorduroso da pele, pois geralmente só se retira toda a fibrose e tecido cicatricial propriamente dito.
"Dependendo do tipo de cicatriz, podem ser indicados cremes à base de ácidos como o glicólico, retinoico e salicílico", diz a dermatologista Joana. Também, em alguns casos depois de uma cirurgia, segundo Daher, pode ser recomendado fazer massagens com cremes à base de corticoide.
Existe uma técnica adequada para passar o iodo ou a clorexidina na ferida. Você deve molhar a gaze com a solução indicada pelo médico e passar na ferida em forma circular. Comece por onde se encontram os pontos de sutura e, a partir dele, esterilize toda a área em volta.