Assim, quando um sócio emprestar recursos à sua empresa, esse empréstimo deverá ser classificado e informado no grupo pela data prevista para a sua devolução. Não havendo esse prazo, a informação deste deve ser assentada no Passivo Circulante.
A pessoa jurídica que estiver emprestando dinheiro (mutuante) deve efetuar o registro contábil da operação no "Ativo Não Circulante (ANC)", no subgrupo "Ativo Realizável a Longo Prazo (RLP)" do Balanço Patrimonial (BP), independentemente de o contrato especificar data de vencimento anterior ao término do exercício ...
Assim, você deve criar uma Conta no Ativo da empresa A (que efetuou o pagamento) tendo em vista que ela tem um valor a receber da empresa B. Pode-se criar a conta com uma nomenclatura tipo: C/C - Empresa B (demonstrando o direito a receber da empresa B) Assim, as contabilizações ficariam.
A conta corrente ou conta à ordem é uma conta de depósito mantida num banco ou outra instituição financeira por uma pessoa física ou jurídica com o propósito de segurança e rapidez de acesso à demanda através de uma variedade de diferentes canais.
Como contabilizar?