Resposta. Resposta: O período que vai de 1930 a 1945, a partir da derrubada do presidente Washington Luís em 1930, até a volta do país à democracia em 1945, é chamado de Era Vargas, em razão do forte controle na pessoa do caudilho Getúlio Dorneles Vargas, que assumiu o controle do país, no período.
O Estado Novo foi uma das fases do período em que Getúlio Vargas esteve na presidência do Brasil. Essa foi a fase ditatorial do seu governo e estendeu-se de 1937 a 1945, tendo como grandes marcas a censura e a repressão aos grupos opositores.
O Estado Novo terminou com uma deposição de Getúlio Vargas pelos militares em 1945, advinda do crescente oposição durante a Segunda Guerra Mundial, que se intensificara a partir de 1942, ... Como enfraquecimento político de Vargas, logo tentaram de todas as formas, até por meio de aproximação com os militares, derrubá-lo.
Resposta. O estado novo foi marcado por perseguições e monitoramento aos opositores do governo, censura as imprensas e nacionalismo exagerado, que tornavam o governo extremamente repressivo e autoritário.
A derrota dos nazi-fascistas pelas tropas aliadas em 8 de maio de 1945 trouxe uma questão ambígua para os brasileiros. Para as eleições estaduais em que elegeriam os governadores e as assembléias legislativas, a data marcada era 6 de maio de 1946. ...
O Estado Novo foi um período autoritário da nossa história, que durou de 1937 a 1945. Foi instaurado por um golpe de Estado que garantiu a continuidade de Getúlio Vargas à frente do governo central, tendo a apoiá-lo importantes lideranças políticas e militares.
O decreto do estado de guerra possibilitou a Getúlio Vargas fechar o Congresso Nacional e instituir uma nova Constituição baseada na carta constitucional fascista da Polônia que, por isso ficou conhecida como “polaca”, assim, consumando o Golpe de 10 de novembro de 1937.
No dia 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto por um golpe militar, sendo conduzido ao exílio na sua cidade natal, São Borja. ... Era o fim da Era Vargas, mas não o fim de Getúlio Vargas, que em 1951 retornaria à presidência pelo voto popular.
A conjuntura política e a pressão dos militares levaram Vargas a renunciar em outubro de 1945, pondo fim ao que os historiadores chamam de Era Vargas. Em 1951, Vargas ainda retornaria ao poder, dessa vez através de eleições diretas para presidente. ... Em 24 de agosto de 1954, o presidente suicidou-se.
Setores das Forças Armadas começaram a conspirar para a derrubada de Getulio Vargas. ... Apesar de terem deposto Getulio Vargas, os militares articularam a entrega do poder vacante ao presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro José Linhares. Este manteve as eleições marcadas para 2 de dezembro de 1945.
Podemos concluir que Getúlio vargas se manteve no poder por 15 anos por meio, inicialmente, do poder militar aplicado durante seu Golpe, que resultou na criação do Estado Novo.
A respeito da Constituição de 1937, especificamente, podemos destacar como algumas de suas principais disposições a concentração dos poderes executivo e legislativo nas mãos do Presidente da República; o estabelecimento de eleições indiretas para presidente, que terá mandato de seis anos; a admissão da pena de morte; ...
Características da Constituição de 1937 instituição da censura prévia aos meios de comunicação, os meios de comunicação estavam obrigados a publicar e/ou transmitir os comunicados do governo, proibição do direito de greve, previsão de pena de morte para crimes políticos.
2 de Dezembro - Estado Novo: São extintos todos os partidos políticos no Brasil, pelo Decreto-lei nº 37. 4 de Dezembro - Estado Novo: Numa cerimônia cívica no Rio de Janeiro, são queimadas as bandeiras estaduais. Os Estados seriam proibidos de terem bandeiras e símbolos próprios.
2. Operários, que estavam prejudicados pela falta de direitos trabalhistas, e os quais estavam na proposta política da Aliança. 3. Mulheres, que queriam seu direito de voto, também previsto no plano de governo de Getúlio.
Resposta. Getúlio Vargas criou o Ministério do Trabalho,Indústria e Comércio; Ministério da Educação; Ministério da Saúde; Conselho Nacional do Café; Instituto do Café;Lei da Sindicalização,outros. ... Instituiu,mais tarde,o Voto secreto, o Direito Trabalhista e Educacional e o Nacionalismo econômico.
Os historiadores dividem a Era Vargas em três fases: Governo Provisório (1930-34), Governo Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-1945).
Neste período, o presidente Getúlio Vargas deu início ao processo de centralização do poder, eliminando os órgãos legislativos (federal, estadual e municipal). ... A Carta de 1934 deu maiores poderes ao poder executivo, adotou medidas democráticas e criou as bases da legislação trabalhista.
Logo no início de seu governo, Vargas buscou romper os laços entre o Estado e as elites tradicionais que governavam até então. Para fazer isso, ele adotou políticas de centralização do poder, como o fechamento do Congresso, e a abolição da Constituição de 1891.
A Constituição de 1934 – Principais inovações:
Vargas aboliu a Constituição de 1891, dissolveu os poderes legislativos, além de destituir os presidentes dos estados (os hoje atuais governadores de estado) e nomear interventores para ocupar esses postos. O objetivo era consolidar as alianças da Revolução de 1930, principalmente o exército.
As prinicpais mudanças foram: