Carboidratos são moléculas orgânicas compostas por carbono (C), hidrogênio (H) e oxigênio (O), sendo considerados verdadeiras fontes energéticas. As principais funções dos carboidratos estão relacionadas ao armazenamento e produção de energia, além de auxiliar na formação de estrutura celular e ácidos nucleicos.
Resposta. A principal função dos carboidratos é a de fornecer energia ao organismo. É através deles que as nossas células conseguem energia para exercer as suas funções metabólicas.
Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas: reserva energética (fonte de energia para os animais hibernantes), isolante térmico (mamíferos), além de colaborar na composição da membrana plasmática das células (os fosfolipídios).
Presentes em diversos alimentos, de origem animal ou vegetal, as moléculas de gordura, também chamadas lipídios ou lípidos, fornecem energia ao corpo humano, além de contribuírem para a absorção de algumas vitaminas, entre outras funções orgânicas.
Podemos dizer que emulsificar gorduras significa misturar dois líquidos que normalmente não se misturam bem, no caso um hidrofóbico e um hidrofílico, como água e óleo. ... A emulsificação da gordura no organismo é promovida pela bile, que por sua vez é uma substância secretada pelo fígado.
Os lipídeos são parte constituinte dos fios, presentes tanto em suas camadas mais internas, quanto nas mais externas. Eles mantêm a coesão entre as estruturas, favorecendo a capacidade de retenção hídrica dos fios. Então, dessa forma, temos de fato um cabelo com brilho, maleabilidade e sedosidade.
Uma das técnicas para repor os lipídios do cabelo é a umectação, em que o cabelo passa por uma massagem com óleos. Na umectação a seco, basta aplicar o óleo, deixá-lo agir por algumas horas e, em seguida, lavar normalmente. Imagina-se, porém, que a umectação seja mais potente após a lavagem.
O grande objetivo da nutrição é fazer a reposição lipídica dos fios, lubrificando a fibra e selando a hidratação dos fios. As proteínas são beneficiadas pela etapa de reconstrução. Já os lipídios, o glicogênio e a água são beneficiados no momento de hidratar e nutrir os cabelos.
Resultados. Se o fio boiar, o cabelo precisa de hidratação; Se o fio não boiar e nem afundar, o cabelo precisa de nutrição; Se o fio afundar, o cabelo precisa de reconstrução.
Conheça 6 tipos de tratamento e o ideal para o seu cabelo
Para identificar o que o cabelo precisa muita gente recorre ao famoso teste da água – aquele que você coloca um fio de cabelo numa bacia de água e vê se afunda ou se boia (se afundar, precisa de reconstrução e se boiar, precisa de hidratação).
5 dicas para hidratar o cabelo ressecado
uma colher de sopa de iogurte natural; Adicione uma máscara hidratante em quantidade suficiente para cobrir todo seu cabelo; Com os cabelos úmidos, já lavados com shampoo, aplique a misturinha; Faça um coque e deixe agir por 30 minutos.
Chronologiste - é a hidratação mais sofisticada no mercado, atualmente. "Esse tratamento serve para nutrir e reconstruir a fibra capilar", explica o profissional. Durante o processo, o produto, a base de imitação do caviar é aplicado mecha por mecha, até se espalhar por todo o cabelo.
Lavar bem os cabelos com shampoo, retirando bem todos os seus resíduos com água. Misturar duas colheres de sopa de qualquer máscara hidratante (de sua preferência) a duas colheres de sopa de mel. Aplicar a combinação no cabelo (evitando apenas perto da raiz). Deixar a mistura agir no cabelo durante uma hora.