A Arte Gótica foi uma expressão artística da Baixa Idade Média (século XII) que frutificou até o Renascimento. Denominada de “Arte das Catedrais”, ela foi uma reação à austeridade do estilo românico e pretendeu rivalizar com os mosteiros e basílicas que eram erigidas no campo.
As gárgulas, na arquitetura, são desaguadouros, ou seja, são a parte saliente das calhas de telhados que se destina a escoar águas pluviais a certa distância da parede e que, especialmente na Idade Média, eram ornadas com figuras monstruosas, humanas ou animalescas, comumente presentes na arquitetura gótica.
Resposta. Eram elaborados com delicadeza e passavam por uma técnica especial. Essas pinturas buscavam representar os seres com realismo e tratavam de temas religiosos.
Os principais elementos da arquitetura gótica são: Arcos: arcos de volta quebrada ou os arcos de ogiva eram os mais empregados nas construções góticas. ... Os vitrais foram muito usados como ornamentos no interior das catedrais góticas pois permitiam maior entrada de luz nas construções.
Estes arcos em formato de ogiva, agulhas ou capitéis associados ao dos arcobotantes (construção em forma de meio arco, erguida na parte externa das catedrais para apoiar as paredes), proporcionaram a construção de edificações mais altas e verticalizadas, sempre em direção céu.
O estilo é conectado às práticas religiosas mais fortes da época, em especial o catolicismo — o que faz com que suas características estejam muito presentes em igrejas, catedrais e edifícios públicos. Em geral, as plantas dos projetos tinham formato de crucifixo, por isso a iluminação do interior era tão importante.
A Arte Românica faz referência a um estilo que surgiu durante a Idade Média, mais precisamente na Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII). O termo “Românico” está intimamente relacionado com às influências do Império Romano, que dominou durante séculos quase toda a Europa Ocidental.
Atualmente, gótico também é usado para se referir aos indivíduos de posturas incomuns e com uma insaciável curiosidade pela cultura. São intelectuais e socialmente pouco aceitos na expressão de sua arte e de si mesmos, demonstrando assim seu desencanto com a sociedade moderna.
substantivo masculino e feminino Pessoa cujo estilo recebe influência do movimento punk rock melódico da década de 80: banda de rock composta por emos. [Por Extensão] Quem prioritariamente se veste com roupas de cor preta, além de possuir um corte de cabelo muito característico, com a franja cobrindo parte do rosto.
Pessoa que possui uma capacidade artística e/ou cultural mais ampla que a normal. Conseguem perceber beleza e poesia em coisas que a maioria das pessoas acha sinistra ou soturna.