SERPENTINA. É a forma de deslocamento mais comum das serpentes. O animal se locomove por ciclos de contrações musculares em lados opostos da coluna vertebral, curvando seu corpo em formato de “S”. Essas curvas seguem a direção da cabeça para a cauda.
A tartaruga é de sangue frio, tem escamas e coloca ovos. Todas essas características a colocam na categoria réptil. As tartarugas pertencem à classe de animais de sangue frio chamados de répteis.
Répteis
Para locomover-se, as cobras-cegas imitam o movimento do acordeão, encurvando-se e estendendo-se alternadamente. Em locais abertos, os movimentos podem ser bastante ligeiros. O corpo das cobras-cegas normalmente têm entre 20 e 25 centímetros de comprimento.
TTCTGAGGTAACTTCCT. A ausência dessa sequência de 17 pares de bases, as unidades químicas que compõem o DNA, em um trecho do genoma das cobras, fez esses répteis perderem progressivamente suas patas (Cell, 20 de outubro).
De acordo com a equipe, a família das cobras surgiu há cerca de 128,5 milhões de anos, em florestas do Cretáceo Superior. Apenas após uma longa evolução, surgiram os animais sem patas como os existentes hoje ; cerca de 20 milhões de anos atrás.
A cascavel (Crotalus durissus) é uma cobra venenosa da família Viperidae, subfamília Crotalinae, e sua distribuição geográfica está restrita a América do Sul, da Colômbia até a Argentina de forma descontínua. ... Uma característica bem conhecida das cascavéis é uma estrutura na extremidade da cauda semelhante a anéis.
Em primeiro lugar devemos lembrar que as cobras são répteis, ou seja, as mesmas não se alimentam do leite. Podem ser ovíparas ou vivíparas, desprovidas de glândulas mamárias, sendo assim, não amamentam seus filhotes. Seu sistema digestório não está adaptado a essa alimentação.
As serpentes, também chamadas ofídios, cobras, mbóis, mboias e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos (ou pecilotérmicos) sem patas, pertencentes à subordem Serpentes, ou Ophidia. São bastante próximos dos lagartos, com os quais partilham a ordem Squamata.