Se os decompositores não existissem a cadeia alimentar seria completante afetada. É por meio dela que é possível reciclar a vida no planeta. Sendo assim, plantas, árvores, não existirão, já que os decompositores são os responsáveis pela transformação da matéria orgânica.
Resposta: Sem os decompositores, os nutrientes iriam acabando com a mortes dos seres, e não teria como reciclar estes. Explicação: Os decompositores são importantes para a cadeia alimentar, pois eles meio que "reciclam" a vida no planeta.
O movimento de precessão da Terra é produzido pela atração gravitacional que o Sol e a Lua exercem sobre ela. Se a Lua não existisse, a precessão seria mais lenta e o eixo de rotação seria mais instável. ... Se isso acontecesse na Terra, as mudanças climáticas seriam ainda mais dramáticas.
Ao realizar o processo de decomposição, fungos e bactérias liberam importantes elementos químicos que estavam presentes nos restos dos seres vivos. ... Se eles deixassem de existir, não teria vida, pois a matéria acumulada, no caso de cadáveres, não iria se decompor, causando doenças.
A principal função da serapilheira na natureza é fazer o reaproveitamento de nutrientes. Por meio da decomposição, a serapilheira libera minerais essenciais para o solo, servindo de alimento para as plantas, favorecendo o crescimento e dando suporte para a vegetação presente nele.
O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.
Resposta: Se os decompositores não existissem a cadeia alimentar seria completante afetada. É por meio dela que é possível reciclar a vida no planeta. Sendo assim, plantas, árvores, não existirão, já que os decompositores são os responsáveis pela transformação da matéria orgânica.
Assim, quando parte de uma planta cai no solo ou um animal morre, os açúcares, as gorduras e as proteínas que formam seu corpo são atacados por bactérias e fungos e transformados em gás carbônico, água e sais minerais pela respiração desses organismos. ... Bactérias e fungos são exemplos de organismos decompositores.
Levando a extinção de certos componentes da cadeia alimentar, com isso provocou o aumento numérico de espécies de níveis tróficos mais inferiores produzindo efeitos muito desagradáveis.
Desequilíbrio ambiental é toda alteração (seja ela intencional ou não) provocada na natureza e que reflete de forma negativa para os sistemas ecológicos. Em outras palavras, é o resultado desastroso da ação humana na natureza, propiciando mudanças de ordem física, química e biológica no equilíbrio ecológico.
1; Equilíbrio Ambiental é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas. 2; Trata-se do acréscimo ao ambiente de produtos que ameacem a saúde ou a sobrevivência de seres humanos ou de outros organismos.
Equilíbrio ambiental, ou equilíbrio ecológico, é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas.
Consiste na relação que se dá entre os organismos vivos entre si e com o ecossistema, assegurando a sobrevivência das espécies, bem como a preservação dos recursos naturais. Esse estado de equilíbrio também pode ser chamado de sinergia ambiental.
Quando falamos em equilíbrio ecológico, estamos falando sobre uma relação estabelecida entre os organismos e que são vitais para a manutenção dessas espécies. A extinção de determinada espécie ou população pode acabar afetando o equilíbrio ecológico existente em uma comunidade.
O equilíbrio ecológico é importante por garantir a subsistência das várias espécies, micro e macro biológicas, que vivem em um determinado espaço da Natureza. A Ecologia é a parte da biologia que estuda as relações dos organismos com o ambiente.
Resposta: Quando falamos em equilíbrio ecológico, estamos falando sobre uma relação estabelecida entre os organismos e que são vitais para a manutenção dessa espécies. A extinção de determinada espécie ou população pode acabar afetando o equilíbrio ecológico existente em uma comunidade.
Resposta. Um ecossistema equilibrado mantém outros ecossistemas em equilíbrio. ... isso alteraria toda cadeia alimentar daquele ambiente e as espécies que se alimentavam da extinta irão migrar para outro ambiente (ecossistema) e consequentemente irão desequilibrá-lo, dessa forma haverá um desequilíbrio generalizado .
Em um ecossistema, fatores bióticos e abióticos interagem perfeitamente, promovendo o mais perfeito equilíbrio. Se por algum motivo houver interferência em qualquer um dos componentes do ecossistema, todos os outros componentes serão afetados, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente naquele ambiente.
Controle de erosão, ciclagem de nutrientes, filtragem de água e abastecimento de aquíferos e fertilidade para a vegetação.
Resposta. Manter o equilíbrio do meio ambiente. O ecossistema é uma geobiocenose que pode servir de auto regulação para garantir a relação dos seres bióticos com os fatores abióticos.
Biodiversidade é o conjunto de todas as espécies de seres vivos existentes em determinada região. ... Também chamada de diversidade biológica, a biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e pela estabilidade dos ecossistemas.
O ecossistema é considerado como o conjunto de plantas, recursos naturais, animais e todos os outros seres vivos presentes em um meio ambiente. ... Portanto, o ecossistema é importante para equilibrar e fazer com que funcione todos as esferas do planeta.
A relação entre os fatores abióticos e bióticos determina como será o equilíbrio em cada ecossistema. Os fatores abióticos são os determinadores da estrutura e andamento das atividades das comunidades vivas.
Fatores bióticos e abióticos Os fatores bióticos consistem nas comunidades vivas de um ecossistema, como plantas, animais e micro-organismos. Já os fatores abióticos são os elementos físicos, químicos ou geológicos do ambiente, responsáveis por determinar a estrutura e funcionamento dessas comunidades.
Os fatores bióticos e abióticos representam as relações existentes que permitem o equilíbrio do ecossistema. Os fatores bióticos correspondem às comunidades vivas de um ecossistema, que pode ser tanto uma floresta quanto um pequeno aquário. São exemplos: plantas, animais, fungos e bactérias.