A litosfera corresponde à camada sólida da Terra e compõe a porção mais distante do centro do planeta. A litosfera, que é camada superior e rígida da Terra, apresenta temperaturas inferiores em relação às demais porções do planeta e certa mobilidade em sua estrutura dinâmica.
A litosfera é a camada sólida externa do planeta Terra, sendo frequentemente tratada como sinônimo de crosta terrestre.
Litosfera, por exemplo, é o nome dado à parte sólida formada a partir das rochas. Já a hidrosfera relaciona-se com a porção constituída por água, e a atmosfera é a camada de ar que envolve a Terra.
A litosfera (do grego "λίθος" [Lithos] = Pedra; "σφαίρα" [Sphaira] = Esfera) é a camada sólida mais externa de um planeta rochoso e é constituída por rochas e solo. No caso da Terra, é formada pela crosta terrestre e por parte do manto superior.
A Litosfera é a camada sólida superficial do planeta Terra. Ela é composta pela crosta dos continentes, crosta dos oceanos e também pela parte superior do manto terrestre. É na superfície desta camada que vivemos e que estão localizados os oceanos, rios, florestas e montanhas.
Geografia - Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares. As magmáticas ou ígneas formam-se da consolidação do magma.
A classificação dos tipos de rochas, conforme sua gênese, é em ígneas ou magmáticas, metamórficas e sedimentares. A litosfera, a camada superficial e sólida da Terra, é composta por rochas, que, por sua vez, são formadas pela união natural entre os diferentes minerais.
As rochas sedimentares formam-se por três processos principais: pela deposição das partículas originadas pelo intemperismo de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas; pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas; e.
PERGUNTA - Em quais regiões da Terra as rochas são empurradas para suas profundezas ? Explique como isso acontece. RESPOSTA - Nas regiões da Terra em que ocorre o encontro de placas tectônicas, as rochas são empurradas para as suas profundezas.
zona metamórfica. Região ou faixa de um terreno metamórfico, delimitada por isógradas, apresentando um determinado grau de metamorfismo correspondente a determinadas condições termodinâmicas limites.
À medida que as rochas vão sofrendo o progressivo aumento de pressão e temperatura a rocha original vai sofrendo diferentes graus de transformações (metamorfismo) e uma dada rocha inicial pode dar origem a outros tipos de rochas metamórficas.