Ducto Linfático Direito Esse ducto conduz a linfa para circulação sanguínea nas seguintes regiões do corpo: lado direito da cabeça, do pescoço e do tórax, do membro superior direito, do pulmão direito, do lado direito do coração e da face diafragmática do fígado.
O sistema linfático não possui um órgão equivalente ao coração. A linfa, portanto, não é bombeada como no caso do sangue. Mesmo assim se desloca, pois as contrações musculares comprimem os vasos linfáticos, provocando o fluxo da linfa.
O líquido intercelular forma-se a partir do plasma sanguíneo que extravasa dos vasos capilares. Esse excesso se acumula entre as células, no espaço intersticial. ... Após ser recolhida pelos capilares linfáticos, a linfa é conduzida até aos vasos linfáticos.
É produzida pelo excesso de líquido que sai dos capilares sanguíneos ao espaço intersticial ou intercelular, sendo recolhida pelos capilares linfáticos que drenam aos vasos linfáticos mais grossos até convergir em condutos que se esvaziam nas veias subclávias.
Plasma é a composição líquida do sangue onde está contida várias proteínas e as células sanguíneas , fluido intersticial é o líquido entre as células do tecido e tem composição parecida com a do plasma,. Linfa é o líquido que absorvido do interstício para os vasos linfáticos , a fim de impedir acúmulo e edema.
Esse total de líquido está distribuído em dois grandes compartimentos: o espaço intracelular (2/3) e o espaço extracelular (1/3). O espaço extracelular pode, ainda, ser subdivido em espaços intravascular – no interior dos vasos (5L) - e intersticial – entre células (3L).
O compartimento intersticial é composto por tecido conjuntivo e tecidos de suporte dentro do corpo – denominado matriz extracelular – que encontram-se no sangue, vasos linfáticos e no parênquima dos órgãos.
O pulmão é sustentado por uma rede de fibras de tecido conectivo chamada interstício pulmonar, o qual se distribui ao longo do pulmão em três sistemas de fibras: peribroncovascular, subpleural e intralobular.