Para se inscrever, o candidato deve acessar a Área do Candidato, realizar a inscrição e imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 120. O pagamento deve ser feito até às 18h do dia 4 de novembro, exclusivamente pelo Banco do Brasil.
Por ser um processo de avaliação seriada, o PISM permite ao candidato aprimorar seu desempenho ao longo das etapas, baseando-se no resultado que recebe a cada módulo concluído. Com isso, ele pode avaliar quais os conteúdos que precisam de uma maior atenção e corrigir as falhas, sem sair prejudicado.
No primeiro módulo, o valor da prova é de 120 pontos, que devem ser multiplicados por 2. Ou seja, a nota máxima é 240 pontos. No módulo II, a prova também vale 120 pontos, mas o peso é 3. Ou seja, o (a) aluno (a) pode alcançar 360 pontos.
A pontuação é cumulativa, sendo que os módulos I e II valem 120 pontos cada e contam com questões objetivas e discursivas. Nessas etapas, o candidato não precisa ter escolhido ainda uma opção de curso. O formato e o teor das provas são iguais para todos.
Os alunos que zeraram qualquer prova dos módulos I e II não estão excluídos do processo seletivo e podem realizar a inscrição no Pism 2021.
O cálculo da nota final do candidato também sofreu alteração. A partir de 2010, a nota Final do PISM será calculada pela seguinte expressão: Nota Final = Nota PISM I x 0,20 + Nota PISM II x 0,30 + Nota PISM III x 0,50.
Atualmente, a instituição possui dez grupos de acesso às vagas, aplicados no Pism, no Sisu e no Vestibular de Música. ... Das vagas disponibilizadas no módulo III do Pism, no mínimo 50% delas ficam reservadas aos nove grupos cotistas: A, A1, B, B1, D, D1, E, E1 e F.
Fique por dentro de 5 dicas para passar no PISM