EQST

Como Trabalhar Com Os Alunos De Incluso Na Educaço Fsica?

Como trabalhar com os alunos de inclusão na educação física?

Já na educação física inclusiva, todos participam das mesmas atividades propostas. A prática das duas modalidades requer um ambiente acessível, que oferece oportunidades iguais, com inclusão social e valorização das diferenças, estimule o desenvolvimento de habilidades e valorize as competências socioemocionais.

O que é educação física inclusiva?

Uma educação física, na perspectiva inclusiva, procuraria trabalhar conhecimentos da cultura corporal e não o desenvolvimento das aptidões físicas ou das habilidades motoras. Essa modalidade dialoga com questões de direitos humanos, sendo orientada pela equiparação de oportunidades e respeito às diferenças.

Quais são os cinco princípios da educação inclusiva?

Os grupos acolhidos pela educação inclusiva devem recebê-la de forma pautada nos seguintes princípios e fundamentos: Toda pessoa tem o direito de acesso à educação. Toda pessoa aprende. ... A educação inclusiva diz respeito a todos.

O que é educação especial e qual diferença para a educação inclusiva?

Qual é a relação entre a Educação Especial e a Educação Inclusiva? Como vimos, a Educação Especial é uma modalidade de ensino que se destina a alunos com alguma deficiência. Já a Educação Inclusiva é aquela que desperta o senso de pertencimento entre os alunos, ensinando eles a conviverem com a diferença.

Como um professor pode potencializar o currículo favorecendo a diversidade?

Resposta Esperada: O professor pode elaborar projetos que explorem a diversidade artística cultural, étnica,sexual, econômica, etc; desenvolver trabalhos em grupos; mediar conflitos em sala de aula; sensibilizando os estudantes para tolerância à diversidade.

Que práticas de ensino ajudam os professores a ensinar os alunos de uma mesma turma atingindo a todos apesar de suas diferenças?

Para ensinar a turma toda, independentemente das diferenças de cada um dos alunos, temos de passar de um ensino transmissivo para uma pedagogia ativa, dialógica, interativa, conexional, que se contrapõe a toda e qualquer visão unidirecional, de transferência unitária, individualizada e hierárquica do saber.

Como o currículo pode contribuir para que tenhamos uma sociedade que respeite as diferenças?

A prática curricular torna-se necessária para a idealização de uma sociedade que apresenta avanços crescentes na cultura política, pedagógica e social, contribuindo para formação de uma sociedade justa, igualitária e democrática.