Questões norteadoras são indagações em torno da questão central da pesquisa, o problema. São, na verdade, uma derivação do problema, ou seja, são questões secundárias que guardam relação direta com o problema central.
A pergunta de partida é a primeira etapa do procedimento cientifico, sendo como que o fio condutor de uma investigação cientifica.
Hipótese, na matemática, é o conjunto de condições para poder iniciar uma demonstração. É normalmente seguida de experimentação, que pode levar à verificação ou refutação desta hipótese.
Formulada a partir de uma determinada ambiência teórica e diante de um problema científico a ser resolvido, a hipótese implica a necessidade de demonstração a partir da metodologia e da pesquisa.
Hipóteses confirmadas por diversas experiências e experimentos poderão ser consideradas leis e um conjunto de leis e hipóteses poderão formar uma teoria. Todas as duas, apesar da credibilidade no meio científico, podem ser corrigidas e aperfeiçoadas à medida que novas descobertas são lançadas.
As hipóteses possuem características como: Ter enunciado, ser uma sentença declarativa; Possuir uma relação entre duas ou mais variáveis (parâmetros); Ser testável, passível de (comprovação), por processos de observação e/ou experimentação.
Quando fazemos afirmações prévias, as quais podem ser verdadeiras ou não, para explicar um determinado fenômeno, estamos elaborando: a) uma teoria. b) uma hipótese. ... (Unimontes) Os passos principais de um método científico incluem a observação, formulação de hipótese, parte experimental e conclusões.
O método científico pode ser definido como um conjunto de regras básicas para realizar uma experiência, a fim de produzir um novo conhecimento, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes(Vianna, 2001).
Entende-se por Método científico a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.