CRV-e: documento de compra e venda do veículo também será digital. Foto: Arquivo Portal do Trânsito. O CRV e o CLA serão integrados ao Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e) e o DUT se desvincula do CRV e se transforma na Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e).
Assim que o CRV for assinado e datado no cartório, começa a correr o prazo de 30 dias para a transferência. Não respeitar a data limite gera a cobrança de multa por transferência fora do prazo.
Já o CRV, ou Certificado de Registro de Veículo, é o vulgarmente chamado recibo de transferência, que vem anexado ao CRLV e deve ser destacado e guardado em casa por segurança, pois só é usado na venda do carro. E é aí que mora o perigo.
Faça o download do aplicativo "Poupatempo Digital" no seu telefone celular (disponível para celulares com sistema operacional Android e IOS). Após, faça login e siga as instruções do aplicativo para solicitar a ATPV-e. O vendedor indicará a intenção de venda preenchendo os dados do comprador.
SP disponibiliza a ATPV-e, documento digital utilizado na transferência de veículos. O Detran. A novidade é a Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo Digital (ATPV-e), que é exigida apenas para veículos registrados a partir de 4/1/2021. ...
No caso da ATPV-e, o vendedor do veículo comparece ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e informa que tem a intenção de transferir o veículo ao comprador. Com isso a ATPV-e será preenchida com dados do vendedor e comprador e impressa, para que as partes interessada reconheçam as assinaturas em cartório.
A entrega do documento deve ser realizada mediante agendamento na opção “Retirada/Entrega de documentos-CRV'', disponível de forma online no portal do Detran. SP (www.detran.sp.gov.br) e/ou do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br).
O Certificado de Registro Veicular (CRV) deverá ser retirado na unidade de atendimento do Detran. SP informada no e-mail encaminhado.
A entrega do CRV para pessoas físicas nessas unidades só será permitida mediante agendamento, nos portais – www.poupatempo.sp.gov.br e www.detran.sp.gov.br. Basta clicar no link 'Retirada de CRV' para escolher a opção desejada.
R$ 261,41
Para conseguir emitir a 2ª via de CRV é preciso ter alguns documentos em mãos:
Fazer a solicitação no DETRAN Depois de reunir os documentos, vá ao DETRAN de sua cidade e solicite a 2ª via do DUT. Se o carro está no seu nome, mas você não pode comparecer, faça uma procuração reconhecida em cartório para que outra pessoa resolva isso.
Confira a seguir o que deve ser feito para solicitar a segunda via ao Detran. O primeiro passo é abrir um Boletim de Ocorrência (B.O) comunicando sobre a perda do CRLV ou CRV. Antes, não deixe de verificar se ele não está no setor de achados e perdidos do Correios. Basta digitar o seu nome e fazer a busca.