Na maioria dos casos, a paroníquia pode ser tratada apenas com compressas quentes, 3 a 4 vezes por dia, e higiene adequada do local. Se houver sinais de pus, o recomendado é drená-lo. Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem.
A paroníquia, popularmente conhecida como panarício ou unheiro, é uma infecção da pele localizada ao redor da unha da mão ou do pé, que normalmente tem como agente etiológico a levedura Candida albicans e, em raros casos, bactérias; contudo, pode ser causada por outros fungos que não a C.
Cutícula inflamada: como tratar? Veja 5 dicas para lidar com os machucados ao redor das unhas
Mas, se você está sem grana e a inflamação é leve, uma boa opção é recorrer aos remédios caseiros primeiro: "Há algumas práticas em casa mesmo que ajudam a lidar com o desconforto causado pela unha inflamada como, por exemplo, compressa de água quente feita com sal e vinagre de maçã, além de uma higiene adequada".
Para tratar uma unha encravada em casa, adote as seguintes medidas: Deixe o pé em água morna três ou quatro vezes por dia, se possível. Massageie cuidadosamente a pele inflamada. Coloque um pedacinho de algodão ou fio dental sob a unha. Molhe o algodão com água ou antisséptico.
Os medicamentos comumente indicados para o tratamento de unha encravada são:
Em caso de unhas muito grossas, duras e quebradiças, o cuidador deverá colocá-las de molho por 10 minutos, imersas em uma solução de água bicarbonatada ou água morna com sabão neutro. Este procedimento facilitará o corte.
Uma alternativa que está sendo utilizada na Podologia é a aplicação de Soft Laser - que consiste na aplicação desta Luz que promove a formação de colágeno, aumenta a circulação sanguínea local e promove um pouco de melhora na qualidade da unha. Mas dificilmente ela voltará ao que era antes do traumatismo.
Outras boas dicas de como deixar as unhas duras são:
Para isso, as unhas devem ser cortadas em linha reta, evitando cortar o cantos, pois o cantos ajudam a guiar o crescimento da unha, evitando que se desenvolvam para debaixo da pele. Além disso, não se deve cortar a unha muito curta porque isso aumenta o risco de ela dobrar e penetrar a pele na parte da frente do dedo.
Não há necessidade de extraçãom mesmo porque o fungos não permanece somente na unha mas também em seu leito que é vascularizado. Porém, PODOLOGISTAS podem fazer a remoção da unha afetada sem comprometer a matriz da mesma. E assim, não só a estética ficará melhor mas também os tratamentos tópicos serâo mais eficientes.
Segundo a podóloga Janete Bueno, o ideal é não deixar a unha muito comprida, mas também não cortar demais, pois a pele tende a ocupar o espaço onde estava a unha. — Corte respeitando a linha de crescimento dela. Se a sua tiver curvas, cuide para não cortar reto demais — diz Janete.
Lixe as unhas "Unha reta é a opção mais saudável para que elas possam crescer", acrescentou. Agora, se você sofre de joanetes, como Victoria Beckham, tente um truque: "deixe sutilmente a unha dedão do pé em uma linha diagonal. Isso dá a ilusão de que o dedo está reto.”
Como fazer as unhas dos pés em 7 passos: veja dicas para acertar na pedicure!
"Para que tenha aderência é preciso que ao menos uma pontinha da queratina, ainda exista, pois o produto não fixa em pele. Ao fixar na lâmina ungueal, o produto se move junto com o crescimento da unha direcionando e fazendo o formato dessa unha que estava com dificuldade de crescimento natural.
Ao manter as suas unhas saudáveis e firmes, as suas unhas podem crescer mais rápido, assim algumas dicas ajudam as unhas a crescer mais rápido são:
E, o melhor é que eles conta com produtos caseiros e baratinhos.
Creme dental branqueador, especialmente aquele que contém bicarbonato de sódio, fará com que suas unhas cresçam significativamente mais rápido, especificamente em questão de minutos (ou cerca de dez minutos). Depois de retirar o esmalte, deixe a camada de pasta de dente sobre as unhas por 12 a 15 minutos.
O sal é um antisséptico natural, ele não se dissolvem na pasta de dentes, a combinação de sal e pasta de dentes é um esfoliante exclusivo para remover as células mortas da pele e cravos.
Tem mais: o alho é um alimento poderoso para fazer as unhas crescerem mais rápido. Você pode usá-lo puro, amassando bem dois dentes de alho e aplicando a pastinha formada nas unhas por 10 minutos, por uma semana. Se preferir, pode também colocá-lo picadinho dentro da sua base fortalecedora e usá-la normalmente.