A partir de uma abordagem da obra de Aristóteles “Ética a Nicômaco” onde para ser virtuoso é necessário fugir dos vícios, da falta ou do excesso, e caminhar na mediania em nossas ações. Estas foram apresentadas pelo filósofo como sendo o caminho mais fácil para se chegar à felicidade ou para se evitar o sofrimento.
Sim, é possível ser virtuoso em nossos dias de hoje. Para Aristóteles e Sêneca existiam duas categorias de virtudes: a virtude moral, e a virtude intelectual. ... Assim, tanto seguindo os preceitos de Aristóteles como segundo Sêneca nós podemos sim sermos virtuosos nos dias de hoje.
Prudência é a ação ponderada, discutida, examinada, enfim, deliberada. Sim, o Estagirita (Aristóteles é da cidade de Estagira) desenvolveu o conceito de phronêsis legado por Platão e concebeu uma importantíssima teoria geral da ação, uma hermenêutica da existência humana enquanto agente no mundo e sobre o mundo.
O importante não é viver, mas viver bem. Segundo Platão, a qualidade de vida tem tamanha importância de modo que ultrapassa a da própria existência.
Mas o mais importante para uma vida boa é estar de bem com a vida, com suas emoções e a sua saúde, para aproveitar a família, os amigos e até os bens materiais que você conquistou. Então cuide-se, visite regularmente o seu médico, faça exercícios, coma bem e tire um momento para relaxar!
MODERAÇÃO Moderação, ou temperança, é a habilidade de auto-controle e de auto-restrição. Platão considerava que o controle dos apetites, ao invés de ser arrastado por desejos desenfreados, era uma virtude indispensável.
substantivo feminino Característica de quem se comporta de maneira a evitar perigos ou consequências ruins, de quem é prudente; precaução. Em que há sensatez; que demonstra ou age com paciência; ponderação, calma. Etimologia (origem da palavra prudência). Do latim prudentia.ae.
Há ainda uma passagem Bíblica que traz uma ausência de prudência, descrita no próprio julgamento de nosso Senhor Jesus Cristo, contida no Evangelho de São Mateus em seu capítulo 27 versículos 17 a 29, durante este julgamento a multidão, ainda que instruída pelos sacerdotes judaicos, poderia ter tido a prudência e ...
Significado de Insensato adjetivo Que não possui bom senso; que se opõe à razão: sujeito insensato. Que demonstra insensatez, imprudência: comportamento insensato. Que parece não estar em seu juízo perfeito; louco. substantivo masculino Sujeito que não possui sensatez: o insensato dirigia muito mal.