Um dialecto de prestígio é o dialecto falado pelas pessoas mais prestigiadas de uma comunidade linguística que é suficientemente grande para manter mais do que um dialecto. O estudo do prestígio no uso da língua é um tema importante na sociolinguística.
A variante pode ser prestigiada (valorizada, aceite como culta, respeitada), ou estigmatizada (considerada feia, reprovável, de mau gosto, de baixo nível), pode corresponder à norma padrão ou afastar-se dela.
São as VARIEDADES URBANAS DE PRESTÍGIO, também conhecidas como NORMA CULTA, empregadas pelos falantes urbanos, mais escolarizados e de renda mais alta.
Apesar disso, existe entre as as variedades uma que tem maior prestígio social, pois é utilizada como exemplo: livros, documentos, cartas, comerciais, jornais, revistas, programas de tevê e por pessoas que tiveram mais acesso aos estudos: é a língua padrão, também conhecida como variedade padrão ou norma culta.
No Brasil, por exemplo, cada estado possui elementos culturais próprios e isso se reflete também na diversidade linguística. ... Ao achar que uma variante linguística é melhor que outra, estamos segregando grupos culturais apenas por não dominarem um modo específico de se comunicar por meio da língua.
Informar os educando a respeito da existência do preconceito lingüístico dentro e fora da sala de aula; Despertar no educando a consciência crítica a respeito da necessidade de combater o preconceito lingüístico.
Desta forma, é importante que o professor promova integração, de modo que os alunos consigam compreender as diferenças existentes na língua portuguesa. Assim, conhecer e expressar essa diversidade é fundamental para compreender a língua como um processo vivo, sempre em transformação.
O professor deve conscientizar o aluno que a variação é característica intrínseca de toda língua (SOUZA; JESUS; GOMES, 2013), orientando-o no sentido de evitar o preconceito linguístico ao se deparar com manifestações linguísticas diferentes da sua, pois a função da escola é “discutir os valores sociais atribuídos a ...
Nas produções textuais, o professor poderá sugerir diversas modalidades para o texto, trabalhando a questão da linguagem informal. Ele deverá ser construído utilizando-se de um linguajar caipira, ou ainda produzir um diálogo baseado na linguagem utilizada nas salas de bate-papo, e outros.
A diversidade linguística, neste caso, está relacionada com a existência e a convivência de línguas diferentes. ... O conceito defende o respeito por todas as línguas e promove a preservação daquelas que se encontram em vias de extinção por falta de falantes.
Numa língua, pode-se observar a atuação de duas forças que se opõem: de um lado, uma tendência à uniformidade; de outro, à variedade, decorrente dos usos individuais. Essa tendência à uniformidade é dada pela escola, que procura ensinar aos falantes uma norma-padrão.
Em primeiro lugar , a linguagem é uma maneira de perceber o mundo. Como o mundo ganha sentido para o ser humano e qual a repercussão disso para a diversidade das línguas? ... A linguagem é atividade simbólica, o significa que as palavras conceitos e eles ordenam a realidade , catagorizam o mundo.
Por que a variação linguística deve ser um objeto de estudo na aula de Língua Portuguesa? a) Para mostrar aos alunos que a língua é dinâmica e que todas as variedades da. ... e) Para que os alunos aprendam que variação linguística está relacionada. estritamente a nível de escolaridade.
Denomina-se variação linguística os diversos usos que os falantes fazem de uma mesma língua. ... Quando a escola se detém somente ao ensino da língua considerada padrão, ela julga ser erro o que se distância dessa referência, desvalorizando as demais variedades da língua, e consequentemente os seus falantes.
Sobre as habilidades de escuta, analise as sentenças a seguir: I-É fundamental direcionar o aluno a analisar a fala, para que ele perceba que existem, sim, variações, tanto no uso quanto no emprego da fala. ... CORRETA III-A fala é um ato individual de vontade e inteligência do usuário da língua.
Qual a alternativa para um ensino mais significativo de língua portuguesa? a) Focar na memorização de nomenclaturas gramaticais para que o aluno aprenda a. ... e) Trabalhar com as variedades da língua portuguesa e desconstruir mitos que levam. ao preconceito linguístico.