centauros
Eram seres fabulosos da mitologia grega, metade homem e metade cavalo, que habitavam as regiões da Arcádia (Peloponeso Central) e Tessália (sul da Macedônia).
Silvano (no latim Silvanus) é um deus da Roma Antiga, das florestas (no latim silva, "selva" – donde vem-lhe o nome) que anterior a isto foi conhecido como o deus Fauno ou com o Pã grego.
O instrumento sobrevivente mais antigo e completo é a chamada flauta doce de Dordrecht, de meados do século XIII. ... A segunda flauta doce medieval mais ou menos completa, datando do século XIV, é de Göttingen (norte da Alemanha), onde foi achada numa latrina na Weender Straßer, número 26, em 1987.
Também faz parte o pistão (pistom, por metonímia) é o sítio onde os trompetistas carregam para fazer um derivado de sons com o mesmo. Quem toca o trompete é chamado de trompetista. O trompete é constituído por corpo, chave de água, bomba de afinação, pistões, cotovelos e bocal.
O som no trompete é produzido devido à vibração dos lábios no bocal. Bocal é uma peça de apoio dos lábios, para provocar vibração e gerar o som a ser amplificado e modelado pelo restante do instrumento de sopro.Com a pressão dos lábios e a passagem da coluna de ar pelo tubo do instrumento produz o som.
As récitas poéticas dos antigos gregos eram acompanhados pelo seu som, ainda que o instrumento não tivesse origem helênica. O gênero de instrumento a que pertence a lira terá tido o seu alvorecer na Ásia, inferindo-se que terá entrado na Grécia através da Trácia ou da Lídia.
Isso faz com que a distância entre os lábios do instrumentista e a campana seja maior. Já os tubos do cornet possuem um desenho complexo e têm a forma cônica, o que dá a esse instrumento um som mais macio e aveludado. Trompetes e cornets são os instrumentos mais agudos da família dos metais.
Feita a partir de um tubo cilíndrico, recurvado sobre si mesmo, o pavilhão da tuba possui forma de sino. O som é controlado por válvulas ou pistões, cujo número normalmente varia de três a cinco. Apesar do grande tamanho, seu timbre é suave e sua construção permite uma surpreendente agilidade.
Pressione e segure o dedo no nariz por 1 segundo para alternar ao modo dança (olhos liláses). Quando o apito tocar, balance o Pomsies seguindo o ritmo da música. Quanto mais rápido você balançar, mais rápido a música vai tocar. Quando tocar o segundo apito, pare!
No último sábado, 13 de abril, a Escola de Música da Ospa – Conservatório Pablo Komlós, realizou o I Dia do Trompete. Idealizado e organizado pelo trompetista e professor da Escola da Ospa, Tiago Linck, o evento contou a participação de mais de trinta instrumentistas, que vieram de diversas partes do Rio Grande do Sul.
Lojas
O trombone é um aerofone da família dos metais cuja invenção remonta ao século XV. Seu nome deriva do italiano e significa trompete grande.
O corpo principal do trombone é extremamente simples e formado por dois tubos paralelos, presos um ao outro. Numa extremidade está o bocal e na outra o pavilhão. Sua principal característica são as varas corrediças, cuja função é controlar a emissão e a altura do som.
O xilofone é similar ao metalofone, mas suas teclas são feitas de madeira (xilo, em grego, significa madeira, xilofone significa “sons de madeira”). Seu timbre é duro e brilhante e pode ser tocado com baquetas de diversas gradações de dureza. O xilofone passou a ser usado em orquestras a partir do século XIX.
O Xilofone propriamente dito é um instrumento musical definido como de percussão, de altura definida ou de som determinado. Compõe-se de uma seqüência ordenada de placas de madeira, dispostas de maneira análoga às teclas de um piano.
Instrumento de percussão
Outra particularidade da marimba de vidro é o fato de poder ser utilizado um arco de crina (como os dos instrumentos de corda) para extrair o som das notas, friccionando-o contra a borda da tecla correspondente à nota a ser tocada.
Ele comanda a afinação da orquestra. A nota padrão é o lá emitido pelo oboé - a freqüência da onda é de 442 hertz, ou o mesmo que uma vara de bambu balançando para atrair um morcego. São 442 vezes indo e vindo por segundo.
Instrumento de cordas