O movimento do cavalo é em forma de L: duas casas numa direção e uma para a direita ou esquerda dessa direção, ortogonalmente. O enunciado mais antigo da volta do cavalo propunha que, partindo de uma casa qualquer, o cavalo visitasse todas as outras 63 casas, passando uma única vez em cada uma delas.
Qual o diferencial de movimento que o Cavalo possui que nenhuma outra peça é permitido realizar? a) Única peça do tabuleiro que pode pular por cima de outras em seu movimento.
Posição inicial do tabuleiro Page 2 O tabuleiro é dividido em: verticais (colunas), horizontais (linhas) e diagonais. Cada jogador de xadrez usa 16 peças para jogar: 2 torres, 2 cavalos, 2 bispos, 1 rainha, 1 rei e 8 peões. Cada peça possui uma posição inicial no tabuleiro.
O Rei é a peça mais importante do xadrez ocidental, cuja captura é o único objetivo do jogo. Nos países lusófonos, o rei é representado pela letra R na notação algébrica de xadrez.
O rei pode capturar a rainha inimiga, desde que não a coloque em xeque de outra peça. há apenas um movimento que não pode ser executado em xeque (além de fazer um movimento que o mantém sob controle ou cria outro) e esse é um jogo de arremesso.
Um Rei solitário é uma situação no jogo de xadrez onde o enxadrista fica apenas com o Rei sobre o tabuleiro enquanto as outras peças foram capturadas. ... Se ambos os jogadores estão com o Rei solitário, o resultado também é um empate.
Se um peão chegar do outro lado no tabuleiro do xadrez ele será promovido a rainha ou torre ou bispo ou cavalo, normalmente é escolhido a rainha por ser uma peça mais poderosa. Nunca vi uma regra específica para com o rei, quando ele atravessa o tabuleiro até o outro lado.
Resposta. Quando o peão chega do outro lado do tabuleiro ele é promovido e deve escolher tornar-se uma rainha ou torre ou bispo ou cavalo, sendo que normalmente ele escolhe tornar-se uma rainha, por ser a peça mais poderosa. Na teoria podemos ter até 9 rainhas da mesma cor em um jogo.
Resposta. Resposta: O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária. O rei também pode capturar qualquer peça adversária, desde que a mesma não tenha outra peça defendendo-a.
A Dama ou Rainha é uma peça maior do jogo de xadrez, representada nos países lusófonos pela letra D nas notações algébricas. É a peça de maior valor relativo do jogo, usualmente valorada entre nove e dez pontos. Assim como a Torre, é capaz de, com o auxílio do seu Rei, vencer uma partida contra um Rei solitário.
O cavalo é a única peça do tabuleiro que pode pular sobre outras peças. O cavalo move-se por duas casas horizontalmente ou verticalmente e então uma casa a mais em uma ângulo reto. O movimento do cavalo forma um “L”.
Ocorre quando um peão alcança a última casa do tabuleiro. O peão que alcançar a última casa é imediatamente promovido, podendo transformar-se em qualquer peça à escolha do jogador, à exceção do Rei. Portanto, é possível que em uma partida exista mais de uma Dama ou três Torres, três Cavalos, etc.
Bispo = 3,33. Torre = 5,1. Rainha = 8,8.
O Bispo é uma peça menor do xadrez ocidental de valor aproximado de três peões. Movimenta-se em diagonal, não podendo pular peças intervenientes, e captura tomando o lugar ocupado pela peça adversária.
Os bispos podem controlar bem o centro em fianqueto e os cavalos podem fazer o mesmo estando próximo a ele; Os cavalos funcionam melhores que os bispos em posições fechadas.
A torre movimenta-se pela vertical ou horizontal, mas não pode pular outras peças.
O bispo se movimenta na diagonal mantendo-se sempre nas casas de mesma cor que se encontrava no início do jogo, podendo ir para frente e para trás, quantas casas quiser, mas não pode pular nenhuma outra peça.
O peão avança a uma casa ocupada por uma peça adversária, que esteja diagonalmente à sua frente, numa coluna adjacente, capturando aquela peça. A captura en passant ou na passagem é um captura especial de peões. O peão pode andar duas casas na primeira vez que se move.
En passant ("De passagem", em francês) é uma regra especial do xadrez que permite ao peão capturar um outro peão que acabou de passar por ele. ... As pretas acabaram de mover o seu peão para a frente em duas casas e parou ao lado do peão branco.
A captura en passant deve ser feita imediatamente após o peão ter sido movido por duas casas, caso contrário o jogador adversário perde o direito de fazê-lo posteriormente. Tal movimento é a única ocasião no xadrez na qual a peça que captura não é movida para a casa ocupada pela peça capturada.
A palavra ampassã significa para Elisângela : Breve passagem! Fato que ocorre a penas em poucos instantes! O sinônimo é pequena, visita.
Resposta: Significados são para os dicionários, mas essa palavra você jamais achará. O que se usa é a expressão francesa EN PASSANT, que quer dizer “de passagem”.
Empate: A partida está empatada quando um jogador, que tem a vez de jogar, não tem um lance legal para fazer e cujo rei não está em xeque. Diz-se, então, que o rei está 'afogado'.
Considera-se uma posição de rei afogado aquela na qual sendo a sua vez de jogar, o seu rei na está em xeque e você não possui nenhum movimento legal para mover. Neste caso, o resultado da partida é um empate.
Movimentos especiais
ROQUE, PROMOÇÃO E EN PASSANT. ROQUE, XEQUE E CAPTURAS MÁGICAS. XEQUE, PROMOÇÃO E EMPATES.