Uma equação do 3º grau é toda equação do tipo ax3+bx2+cx+d=0 a x 3 + b x 2 + c x + d = 0 onde a,b,c a , b , c e d são números reais chamados de coeficientes da equação. Resolver uma equação do 3º grau significa encontrar suas raízes (ou zeros), os quais são os valores de x que tornam a igualdade verdadeira.
Raiz de um polinômio
Quando procuramos as raízes de um polinômio, procuramos P(x)=0, portanto, se equacionarmos diretamente o polinômio com 0, ficaremos com uma equação, cujas soluções serão as raízes do polinômio. Portanto, para encontrar diretamente as raízes de um polinômio, basta igualá-lo a zero e resolver a equação.
Um fato importante a ser ressaltado é que a quantidade de raízes de um polinômio está diretamente relacionada ao grau deste polinômio. Por exemplo, um polinômio de grau 2 poderá ter no máximo duas raízes, sendo estes números complexos ou não. Por sua vez, o polinômio de grau 3 terá no máximo 3 raízes.
Uma equação do primeiro grau é uma expressão em que o grau da incógnita é 1, isto é, o expoente da incógnita é igual a 1.
Matemática. Ao resolvermos uma equação do 1º grau obtemos um resultado (esse resultado é um valor numérico que, substituindo a incógnita por ele, chegamos a uma igualdade numérica), esse pode ser chamado de raiz da equação ou conjunto verdade ou conjunto solução da equação. ... 2x - 10 = 4 é uma equação do 1º grau.