O Demodex canis é um ácaro que parasita cães causando a doença de pele conhecida como demodicose. Este ácaro pode provocar áreas de alopecia local ou generalizada, podendo ou não estar acompanhada de uma infecção secundária de pele.
A demodicose é também conhecida como sarna demodécica, sarna folicular ou sarna vermelha. É causada pelo ácaro Demodex canis, um ácaro escavador, que se localiza nos folículos pilosos e glândulas sebáceas.
A sarna sarcóptica ( Sarcoptes Scabiei.) é uma dermatite muito freqüente e além de e é também contagiosa, sendo que a demodécica não é contagiosa. A sarna demodecica ( demodex canis) é causada por um ácaro que se aloja na base dos folículos pilosos e nas glândulas sebáceas.
Nenhum medicamento está aprovado para tratamento de sarna demodécica no gato (Paterson, 2010). Alguns gatos respondem espontaneamente, em curto prazo, a medicamentos como banhos tópicos de enxofre sodado, xampus de carbaril, aplicações de malation e rotenona (Scott et al., 1996).
Existem medicamentos, como a selamectina que ajuda a prevenir a propagação dos ácaros e outros tipos de parasitas: pulgas, verme do coração… Aplica-se na parte posterior do pescoço do gato e evitará que se desenvolvam novos parasitas. Protege as patas do gato com fipronil.
O tratamento da sarna notoédrica, por exemplo, exige banhos com produtos espefícos ou também pode ser por algum medicamento por via oral, pipetas ou injetável e pode durar de 4 a 6 semanas, dependendo da medicação.
O tratamento de sarna em gatos filhotes costuma ser diferente do método recomendado para um gato adulto, isso acontece pois os filhotes são mais sensíveis e precisam de alguns cuidados especiais. Na maioria dos casos, banhos específicos são recomendados para resolver a situação, dispensando o uso de medicação.
Quais são os sintomas da sarna em gatos?
Causada por outro tipo de ácaro, a sarna animal é comum em cachorros e gatos e dificilmente é transmitida para o ser humano.
Gato se coçando pode ser problema com pulgas e carrapatos Se for confirmada a presença das temidas pulgas, então como fazer o gato parar de se coçar? A resposta para isso é simples: existem vários produtos anti pulgas que podem ser usados para combater a proliferação dos parasitas.
Tratamento dos fungos em gatos Ele pode ser tópico, com banhos semanais e shampoos antifúngicos, ou via oral. Os tratamentos antifúngicos precisam de um tempo de aplicação prolongado para acabar por completo com a condição, já que os fungos são muito resistentes.
“Esse comportamento pode ter vários motivos: alergia, alimentos, fungos, bactérias, dermatites etc.”, explica o veterinário Carlos Muniz. Segundo o profissional, a coceira excessiva pode ferir a pele do animal.
A dermatite por lambedura é um problema de pele comum entre os felinos. Clinicamente denominada dermatite psicogênica, a doença geralmente é causada pelo estresse que leva o gato a se lamber compulsivamente, arrancando os próprios pelos e chegando a se ferir gravemente.
Uma pergunta muito frequente é por que os gatos mordem e lambem, a resposta é que alguns gatos mordem logo após lambidas como sinal de aviso para que você pare de lhe fazer carinho. Outros, fazem isso como forma de afeto e outros ainda o fazem como uma forma de grooming, ou seja, porque estão cuidando de você.
Isso remete a um ato de cuidado por parte dos bichanos, porque eles lembram de quando as mães faziam isso com seus filhotes e eles querem ter a mesma dedicação com seus pais humanos. Então, se o gato lambe o dono, isso quer dizer que ele realmente te ama e se sente bem perto de você!
Ao contrário dos cachorros, os gatos não demandam uma certa frequência de tomar banho. Não recomendado dar banhos em seu gato de maneira contínua, o banho não é motivo de urgência. Se o felino estiver saudável e sua pelagem em boas condições, a higiene cotidiana, feita com lambidas, basta.
“Os gatos que vivem dentro de apartamentos podem tomar banho a cada 4 ou 6 meses, por exemplo. Mas se ele tem mais pelos, pode tomar com mais frequência, uma vez por mês. Se ele vai para a rua ou tem dermatopatia, a indicação já vai ser diferente”, disse Nunes.
3 meses de idade
Como dar banho em gato?
Utilize água morna: esquentar um pouco a água é a primeira dica para quem quer dar banho em gato filhote. A sensação de frio é muito desagradável para os bichanos, mesmo em um belo dia de verão!
Seu gato não gosta de água? Veja como dar um banho a seco nele
Pegue uma toalha e escorra toda a água que possa ter no seu pelo, suavemente e com movimentos parecidos às carícias que lhe dá normalmente. Se o seu gato é de pelo curto e está numa região onde não há nenhuma corrente de ar fria, neste ponto, já pode acabar de secar-se sozinho. Seque com o secador.
Não jogue o gato dentro da água Em primeiro lugar coloque a banheira dentro do boxe ou em cima da pia. Deixe o gato ali dentro e vá fazendo carinho por seu corpo para ganhar sua confiança. Comece a passar o shampoo (específico para gatos) na área que já está molhada. Espalhe bem por toda a extensão do corpo.
Acepran Gotas é especialmente indicado para transportes de animais, pois promove tranqüilização, sonolência e também atividade antiemética. Modo de usar: Administrar por via oral puro ou adicionado ao leite ou água. Cães e Gatos: 1 a 3 gotas por kg de produto, dependendo da profundidade e duração da sedação requerida.
Pelo menos uma vez ao mês, os felinos precisam ser banhados com muita água e sabão. Entenda sabão como xampu especial para animais: neutro e hipoalergênico. “Como os gatos têm o olfato mais sensível que os cães, perfumes podem desencadear crises de asma ou bronquites”, diz a veterinária Fernanda Fragata, de São Paulo.