Intercessão em Círculos (rotatórias) Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar. ... Assim que o primeiro veículo entrar na rotatória a regra já poderá ser aplicada, conforme determina o CTB”.
Ela adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de uma interseção em círculo, ou seja, rotatória, na qual a circulação e feita no sentido anti-horário.
Placa de trânsito - R-33 - Sentido circular na rotatória. Informa ao condutor do veículo a obrigatoriedade do movimento no sentido anti-horário em rotatória.
A placa mão dupla adiante A-25 é uma placa de advertência, ou seja, placa de trânsito. Ela adverte o condutor do veículo da existência, adiante, de alteração do sentido único de circulação para duplo. O tempo de entrega pode variar, conforme local de destino.
Significado de Mão dupla expressão Orientação das vias em que os veículos podem circular nos dois sentidos: enquanto um sentido estiver interditado, o outro servirá de mão dupla.
Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de uma interseção em “T”. A placa A-8 tem como função advertir o condutor sobre o que ele encontrará a frente, e nesse a atenção é para Interseção em ?
Adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de junções sucessivas contrárias, estando a primeira via lateral à esquerda. A placa A-11a tem como função advertir o condutor sobre o que ele encontrará a frente, e nesse a atenção é para Junções sucessivas contrárias, primeira à esquerda .
Significado de Placa substantivo feminino Folha de metal mais ou menos espessa; chapa; lâmina. Lâmina metálica fixa em parede, que sustenta, na parte inferior, vela ou candeeiro. Reparo dos morteiros.
As placas de “pare” amarelas e vermelhas não têm o mesmo significado. A com o fundo vermelho, que indica regulamentação, obriga o condutor a parar o veículo antes de entrar na via. ... A amarela, no entanto, significa parada obrigatória à frente. Ela alerta o condutor para a existência adiante de uma parada obrigatória.
Saindo da cidade para pegar a estrada, é comum ver dois tipos de placas com indicações: as verdes e as marrons. Sabe qual a diferença entre elas? As marrons com ilustrações e letras em branco são placas turísticas. Já as verdes e branco mostram as saídas das vias, as direções possíveis e as distâncias até outra cidade.
As placas de indicação pretendem indicar e orientar o condutor sobre o local ou destino. As de fundo azul identificam o local e, as de fundo verde orientam o condutor do destino, utilizando setas e a indicação dos kms.
As placas auxiliares são de facílima identificação. Elas possuem um fundo azul claro, com escritas em branco e desenhos informativos na cor preta.
As amarelas são chamadas de placas de alerta, pois avisam o motorista do que está no caminho. As verdes são de indicação, mostram saídas para as cidades, distâncias até outra cidade, entre outras finalidades. Já as azuis são as placas que indicam os serviços na estrada.
As placas de advertência indicam aos condutores os perigos que não lhes sejam perceptíveis. Suas mensagens têm caráter de recomendação. São de forma quadrada, nas cores amarela e preta e sua colocação é tal que suas diagonais ficam nas posições vertical e horizontal.
A sinalização vertical de advertência alerta aos usuários as condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes na via ou adjacentes a ela, indicando a natureza dessas situações à frente, quer sejam permanentes ou eventuais.
vermelhas
LINHA DIVISÓRIA DE FLUXOS OPOSTOS – divide fluxos opostos de tráfego em vias sem canteiro central. LINHA DE BORDO – indica aos condutores de veículos o limite lateral direito ou esquerdo da pista de rolamento.