Gramática. Sentido literal é aquele sentido usual, denotativo da palavra. ... Quando uma palavra ou enunciado se apresenta em seu sentido usual, adquire valor denotativo. Sentido figurado é o que as palavras ou expressões adquirem em situações particulares de uso.
substantivo masculino Significação de uma palavra; significado. [Por Extensão] Utilização do significado em diversos contextos; acepção, definição: sentido conotativo; sentido figurado.
Diz-se daquilo que tem o valor do que representa ou do ato em si; 4. Que é umbrátil, metafórico ou alegórico.
Sentido Figurado é o sentido "simbólico", "figurado", que podemos dar a uma palavra. Quando seu significado é ampliado ou alterado no contexto em que é empregada, sugerindo idéias que vão além de seu sentido mais usual.
Para Bourdieu (1998) violência simbólica, é vista como a forma de coação que se apoia no reconhecimento de uma imposição determinada, seja esta econômica, social ou simbólica.
Na medida em que seus efeitos tendem a ser mais psicológicos, a violência simbólica se diferencia da violência física, apesar de poder se expressar, em última instância, sob esta forma. ... Ao ser colocada em prática, a violência simbólica legitima a cultura dominante, que é imposta e acaba sendo naturalizada.
Se você presenciar uma destas formas de violência, denuncie!
Violência Econômica: apropriação indevida do Cartão de Benefício da pessoa aposentada, o uso do mesmo para realizar empréstimo consignado, sem consentimento; subtração de dinheiro e ocupação indevida da propriedade.
O texto da referida lei descreve como violência patrimonial qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.
Violência social é qualquer tipo de violência cometida por indivíduos ou pela comunidade, com uma finalidade social. ... A exposição à violência pode ser direta (por exemplo, ser vítima de um ato violento) ou indireta (por exemplo, ouvir falar sobre violência ou testemunhar violência envolvendo outras pessoas).
É a violência dentro de casa e nas instituições culturalmente mais sagradas e valorizadas da sociedade que mostram que algo não vai bem e para esse mal-estar temos dado respostas antigas. As três justificativas mais usadas para esclarecer a violência são : drogas, doença mental ou possessão demoníaca.
Além das consequências imediatas (ferimentos, maus-tratos, dias perdidos de trabalho ou escola), segundo o relatório “a violência contribui para que a má saúde se prolongue durante toda a vida -especialmente no caso das mulheres e das crianças- e para uma morte prematura”.