Resposta. Os microrganismos podem crescer na presença ou ausência de oxigênio e, neste aspecto, podem ser classificados em: Aeróbios: são os microrganismos que normalmente requerem oxigênio para crescer. Facultativos: são os microrganismos que crescem na presença de oxigênio ou na ausência dele (anaerobiose).
Todos os microrganismos necessitam de água para o seu crescimento, constituindo entre 80 - 90% do peso total das células vivas. É a quantidade de água disponível que determina se existirá crescimento e a sua velocidade.
Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica. O cultivo bem sucedido dos vários tipos de microrganismos requer uma combinação de nutrientes apropriados e de condições físicas adequadas.
Denominamos de patógenos, organismos que são capazes de causar doença em um hospedeiro. Algumas bactérias, por exemplo, podem causar doenças em seres humanos, sendo essas, portanto, um patógeno. Além de bactérias, podemos citar como patógenos: fungos, protozoários e vírus. Não pare agora...
Os vírus são os agentes patogênicos mais simples e precisam obrigatoriamente invadir as células hospedeiras para se reproduzir e realizar o seu metabolismo. São formados por DNA ou RNA. Pode causar doenças no homem (AIDS), animais (raiva) e plantas (vírus do mosaico do tabaco).
Bactérias decompositoras e saprófitas, juntamente com os fungos, são responsáveis pela reciclagem da matéria orgânica oriunda de organismos mortos e resíduos, como fezes e urina, transformando-a em moléculas de composição mais simples: papel essencial para que os ciclos do nitrogênio e oxigênio sejam desempenhados.
O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).
Resposta. É um micro organismo unicelular, sendo uma célula procariótica de vida livre ou parasita, pertencente ao reino Monera. Suas principais estruturas são: Parede Celular, membrana citoplasmática, citoplasma, plasmídeo, ribossomos e o nucleoide que pode ser constituído de DNA ou RNA.
As bactérias são seres procariontes, ou seja, não possuem a membrana nuclear, mais corretamente chamada de carioteca.