Moral representa os hábitos e costumes de uma sociedade, enquanto ética é um comportamento moral individual racionalizado e uma espécie de filosofia da moral.
Um problema filosófico é aquele que traz à tona um questionamento importante sobre a realidade bem como o meio em que se vive, exigindo do indivíduo um pensamento reflexivo a cerca das possibilidades de sua resposta.
Um problema filosófico está constituído fundamentalmente por questões abertas que podem encerrar uma variedade de respostas e essas respostas nunca se apresentam como definitivas, mas sempre podem apresentar novas possibilidades. Os problemas filosóficos são conceituais, não empíricos.
Os principais problemas da Filosofia Antiga eram a busca pela arché, que marcou os trabalhos dos pré-socráticos, a fundamentação do conhecimento e o modo de organizar a ética e a política.
«O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza? [...]১৩ জুলাই, ২০১৮
Resposta. Resposta: Que problema filosófico essa conversação inspira? É o problema da felicidade, ou seja, o que é felicidade ou o que é ser feliz.
A resposta do índio Rupawe foi que era feliz, mas quando perguntado o que era felicidade disse que não sabia, e isto causa em nós espanto, que pode levar tanto ao riso quanto à reflexão.
A reflexão crítica na filosofia significa o uso da razão para construção da lógica. Como exemplo de reflexão crítica pode-se citar o fato de explicar fenômenos que acontecem na sociedade, onde não se tem espaço para mitos ou pensamentos não racionais.
A Reflexão Crítica é tomar consciência, examinar, analisar os fundamentos ou razões de algo que iremos fazer ou mesmo do que os outros estão fazendo. Então podemos dizer que Refletir Criticamente é a atitude de investigar o que está se fazendo ou como, e mesmo por que, temos que proceder de uma determinada forma.
Crítica é uma expressão que provém do grego kritikē (κριτική), que significa "a arte de julgar" (Japiassu & Marcondes, 1990). Na filosofia, crítica tem o significado de análise. Assim, a "filosofia crítica", em específico, designa o pensamento de Kant e seus sucessores.
Significado de Crítica substantivo feminino Análise avaliativa de alguma coisa; ação de julgar ou de criticar: submeteu o livro à crítica do professor. [Por Extensão] Avaliação negativa; censura ou condenação.
Significado de Seccionar verbo transitivo direto Separar em partes menores; cortar. verbo pronominal Separar-se em partes, pedaços ou porções.
Significado de Acrônico adjetivo Cujas características não dependem da ação do tempo; que não está sujeito à ação do tempo; atemporal. Que ocorre fora do tempo preestabelecido.
Atemporal é um adjetivo usado para qualificar algo ou alguém que não é afetado pelo passar do tempo, ou seja, que faz parte de qualquer época ou tempo. Um dos sinônimos de atemporal é intemporal.