Exterogestação: 7 dicas para reproduzir o ambiente uterino e acalmar seu bebê
Ao final do primeiro mês, ele é menor que um grão de arroz. A barriga ainda não aparece, mas seu bebê já deu um grande passo, e deixa de ser embrião e passa ser um feto. Começando a formar e desenvolver os órgãos. Nessa fase, os braços estão crescidos e o bebê já consegue flexionar os cotovelos.
Como explica Jurandir Passos, pai de Natalia e Isabella, ginecologista e obstetra, esse prolongamento do período gestacional é normal e pode acontecer em qualquer gravidez. Assim também funciona o nascimento prematuro.
O primeiro desafio do recém-nascido é respirar. Este momento marca o início de uma nova jornada para o bebé, desta vez, fora da proteção do útero da mãe. As alterações que ocorrem logo após o nascimento e que preparam o bebé para a vida dão-se por instinto.
Os movimentos feitos pela mãe como sentar, levantar, deitar e entre outros, são sentidos pelo bebê a partir da 17ª semana, pois o sistema de equilíbrio do feto já está formado. A partir da 20ª semana, os bebês também conseguem sentir o toque. É muito importante estimular o bebê nesta fase fazendo carinho na barriga.
A gripe da gestante faz mal para o bebê? Não, inicialmente não. Mas se você estiver muito cansada, por exemplo, este seu mal-estar pode refletir no bebê. Principalmente quando associado à febre acima de 38 graus que você não está conseguindo baixar com banho morno.
A tosse na gravidez é normal e pode surgir em qualquer momento, pois durante a gestação a mulher sofre alterações hormonais que a tornam mais sensível a alergias, gripes e outros problemas que podem provocar tosse.
Remédios caseiros para tosse na gravidez
A marca de medicamentos Vick contém pomadas, pastilha, xarope, chás entre outros produtos indicados para aliviar a tosse, a congestão nasal e o mal-estar que surge por conta de gripes e resfriados. Nenhum desses medicamentos são indicados durante a gravidez sem consulta médica.
O que fazer
O recomendado é tratar a rinite gestacional com soro fisiológico, por meio de lavagens nasais. Qualquer outro medicamento só pode ser ministrado com a orientação e acompanhamento de um médico especialista. Outra dica, essa bem simples (mas que pode valer bastante a pena seguir), é não se deitar.
Para tratar a sinusite na gravidez é preciso lavar as narinas com soro várias vezes ao dia e inalar vapor de água quente. Pode ainda ser necessário usar remédios, como antibióticos e corticoides, que só devem ser tomados por indicação do otorrinolaringologista para não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Isso ocorre porque a imunidade fica diminuída na gravidez, o que favorece a proliferação de fungos e bactérias nas regiões paranasais. Para tratar a sinusite na gravidez recomenda-se o uso de antibióticos classificados como risco B na gravidez como a amoxicilina e o uso de corticóides como a prednisona.
Para tratar a sinusite crônica, o otorrino pode indicar o uso de remédios como: