A fruta do Jamelão tem na sua composição vitamina C, fósforo, flavonoides e taninos com potente ação antioxidante, hipoglicemiante e anticarcinogênica. Assim, as frutas podem ser usadas como auxiliar no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Syzygium jambos
Seja como for, os benefícios do jambo, que são muitos, são compartilhados não importa qual ele seja.
Jambo: saboroso e com propriedades medicinais. O jambo pode ser consumido ao natural ou em conserva e, de acordo com a sabedoria popular, dele pode-se aproveitar, além do fruto, as flores, as folhas e as raízes.
11Jambo. Com um sabor doce que lembra o das peras, porém acrescido de um perfume forte de flor, tem uma polpa branca e pouco suculenta, consistente, obrigando a umas boas dentadas quem quiser prová-la. A fruta é oriunda da Índia e de algumas ilhas da Malásia, mas se adaptou ao clima do Brasil muito bem.
Jambo-amarelo é a variação mais doce da fruta Assim como as suas variações, ele também é rico em antioxidantes, reúne os benefícios das vitaminas A, B1 e B2, é fonte de potássio, zinco e magnésio e funciona como um excelente diurético, especialmente para quem sofre com a retenção de líquidos.
jambeiro, jambo-vermelho. Características morfológicas: Árvore de porte mediano, de até 20 m de altura, de copa piramidal, densamente ramificada já desde 1,5-2,0 de altura. ... Árvore, bastante comum em pomares pelo país, é utilizada na arborização urbana na região Norte.
As plantas oriundas de sementes começam a frutificar a partir do quarto ano, entrando em produção comercial do sexto ano em diante. O jambeiro produz durante mais de 20 anos, com média de 10 kg de frutos por árvore e a colheita normalmente se dá a partir de novembro.
Regue a parcela de terreno onde você pretende plantar o jambo e abra uma cova de 40 cm de profundidade e largura. Coloque esterco ou húmus e um pouco de terra sem compactar. Em seguida, enterre a semente na cova a cerca de 10 cm de profundidade. Regue ligeiramente, dado que a terra já está úmida por a ter regado antes.
Para que se consiga fazer mudas de jambo-vermelho, a semente da fruta deve ser semeada tão logo seja retirada da polpa. Para sua germinação é recomendável que a semente seja colocada em recipientes individuais com substrato organo-arenoso, e em ambientes claros.
O jambo também não precisa de tanta água, então cuidado com o excesso. Deixe o solo sempre úmido mas num exarcado. Além disso, coloque materiais grossos no vaso antes de por o solo para bonsai. Pode ser areia grossa de construção ou até mesmo pedras pequenas.
Raiz: Profunda. Caule: Tronco retilíneo com casca rugosa, pardo-acinzentada. Copa: Piramidal; sem poda, os galho surgem próximos da base; sombreamento denso. Folha: Simples, elíptica, ovalada, com 15 a 38 cm de comprimento por 7 a 20 cm de largura.
As folhas são verdes-escuras e brilhantes; as flores, vistosas de quatro pétalas, em tons vermelho intenso. Das flores saem numerosos e longos estames que formam pompons. Quando caem no chão geram um tapete de cor-de-maravilha.
Remova todos os ramos que estão crescendo juntos ou competindo por espaço. Tente podar tanto o topo da árvore quanto sua vegetação mais abaixo, ao alcance da tesoura. Isso permite que mais luz do sol alcance os galhos sombreados, incentivando-os a produzir frutos.
A casca é adstringente, a planta é fracamente hipoglicêmica, contém taninos. A infusão da casca é usada para tratar a tuberculose, infecções na boca, dor de estômago, problemas abdominais, curar feridas na boca de crianças, como purgante e doenças venéreas. As folhas são usadas para tratar olhos vermelhos.
Cultivo de ipês em vasos
quatro anos