Isso ocorre porque o YouTube alega que, para pagar os direitos autorais, é necessário estar veiculando anúncios naquele canal/vídeo. Dessa forma, os compositores estarão aptos a receber em torno de 9% da receita publicitária gerada naquele vídeo; ... Além disso, o YouTube não paga direitos conexos.
Entrar em disputa sem uma razão válida poderá fazer com que sua conta sofra um “Strike” de direitos autorais. Abra a página de “Aviso de Direitos Autorais”. Ela pode ser acessada clicando aqui. Clique no link ao lado do vídeo para contestar a reivindicação.
Curiosamente, o próprio Google pode desbloquear um vídeo ao encurtar sua URL através do site Goo.gl (goo.gl). Para isso basta copiar o link do vídeo e colar no site, clicando em seguida em “Shorten URL”. Cole o URL gerado na barra de endereço e descubra se o vídeo foi desbloqueado.
De acordo com os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade do Instagram, só é permitido publicar conteúdo se não violar os direitos de propriedade intelectual de terceiros. A melhor maneira de não errar é publicar somente o conteúdo criado por você mesmo.
É necessário realizar a busca mais aprofundada no órgão competente e o apropriado é o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), que em seu site disponibiliza sua base de marcas para consulta pública (acessível aqui).
Não sabe o que é domínio público? Ele acontece quando a obra deixa de pertencer ao seu autor e passa para o controle do estado. Assim, ela fica disponível para uso gratuito de quem tiver o interesse. Isso depende do tempo transcorrido desde que obra foi publicada.
Para saber se um vídeo postado no YouTube está sob a licença Creative Commons, basta clicar no botão "MOSTRAR MAIS" que aparece abaixo do vídeo, na área de sua descrição, e verificar se aparece a informação "Licença de atribuição Creative Commons (reutilização permitida)".
Se um trabalho foi publicado pela primeira vez nos Estados Unidos entre 1 de janeiro 1925 e 1977, e ele foi publicado SEM notas de direitos autorais, então ele está no domínio público.
Agora que você já sabe tudo, vamos te ensinar a encontrar imagens sem restrições no Google, basta seguir os passos:
Abaixo, estão cinco dos melhores sites de imagens livres de direitos autorais disponíveis na internet:
Pesquise se a imagem tem direito autoral Para isso, abra o Google Imagens e digite no campo de busca o termo referente à imagem que você deseja procurar. Em seguida, clique no botão “Ferramentas” e em “Direitos de Uso”. Ao fazer isso, aparecerão várias opções de direitos de uso para você escolher.
Por isso é tão importante verificar quem é o detentor dos direitos autorais de uma imagem. Dessa forma, você pode saber a quem pedir autorização, se quiser usar a imagem....Alguns desses sites são:
Sobre o direito de imagem, a Constituição prevê que é crime e o código civil afirma que cabe indenização a exposição indevida, ou seja, sem autorização da pessoa. Para isto não necessita a imagem violar a intimidade ou honra da pessoa, bastando que seja publicada sem autorização.
O direito de imagem é protegido pelo artigo 5o, inciso X da Constituição Federal, que o inseriu no rol dos direitos e garantias fundamentais, prevendo indenização para o caso de sua violação. O Código Civil também traz regras sobre o direito de imagem e o classifica como um direito da personalidade.