Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. As medidas da dieta devem ser mantidas durante o tratamento. Não ultrapasse a dose recomendada de 1 comprimido ao dia. Não há estudos dos efeitos de Lipless® administrado por vias não recomendadas.
Lipless® é um medicamento que possui em sua fórmula uma substância chamada ciprofibrato. Esta substância age no organismo promovendo a diminuição dos níveis elevados das gorduras do sangue (colesterol, triglicerídeos).
Comum: rash (erupções cutâneas), alopecia (perda de cabelos ou pelos); Não conhecida: urticária, coceira e, sensibilidade a luz, e eczema (inflamação da pele na qual ela fica vermelha, escamosa e algumas vezes com rachaduras ou pequenas bolhas).
O ciprofibrato é um dos medicamentos indicados para tratamento da hipertrigliceridemia (triglicerídeos elevados). Deve ser tomado, via de regra, à noite, após o jantar. Converse com seu cardiologista para saber de no seu caso específico é necessário fazer o uso em outro horário.
Você deve tomar os comprimidos com líquido, por via oral. As medidas da dieta devem ser mantidas durante o tratamento. Não ultrapasse a dose recomendada de 1 comprimido ao dia. Não há estudos dos efeitos de Lipless® administrado por vias não recomendadas.
Interação medicamentosa. Um dos fatores que mais influenciam no aparecimento de lesão muscular pelas estatinas é a associação com outras drogas. A sinvastatina e a lovastatina são as estatinas que mais sofrem interação medicamentosa capaz de provocar miopatia.
Em caso de elevações maiores que 7 vezes em associação com sintomas musculares intoleráveis, a estatina deve ser suspensa durante 4-6 semanas com reavaliação periódica. Caso os níveis não caiam para níveis menores do que 7 vezes o normal, causas secundárias devem ser pesquisadas.
As estatinas só são efetivas para quem já teve um evento cardiovascular (por exemplo: infarto, insuficiência cardíaca ou AVC) ou para aqueles pacientes que apresentam grande chance de terem um, pois possuem múltiplos fatores de risco, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, tabagismo, etc.
A rosuvastatina apresenta maior eficácia na redução dos níveis de LDL-C do que a atorvasta- tina, a sinvastatina e a pravastatina, em diferentes doses.
Em pacientes adultos com hipercolesterolemia Rosuvastatina Cálcica é indicado para: Redução do LDL-colesterol, colesterol total e triglicérides elevados; aumento do HDL-colesterol em pacientes com hipercolesterolemia primária (familiar heterozigótica e não familiar) e dislipidemia mista (Fredrickson tipos IIa e IIb).
A Rosuvastatina inibe uma enzima importante para a fabricação do colesterol pelo organismo, chamada HMG-CoA redutase. Com esse bloqueio, o medicamento reduz o nível de substâncias gordurosas no sangue, principalmente colesterol e triglicérides.
O consumo de bebida alcoólica sempre deve ser feito com parcimônia. O alcool quando consumido em larga escala pode levar ao aumento das transaminases hepáticas. As estatinas também podem levar a este aumento, como também o aparecimento de dor muscular. Portanto pode, mas com moderação!