Aminas são substâncias orgânicas que apresentam um ou mais radicais ligados ao Nitrogênio e são muito utilizadas na produção de outros compostos orgânicos. Aminas são compostos orgânicos nitrogenados que derivam da substância amônia (NH3) pela substituição de um ou mais hidrogênios por radicais orgânicos.
Amidas são substâncias nitrogenadas que apresentam uma carbonila (C=O) ligada a um nitrogênio (N). O nitrogênio das amidas pode apresentar um ou dois radicais ligados a ele. Podem ser classificadas em primárias, secundárias (monossubstituídas) ou terciárias (dissubstituídas).
As amidas são moléculas orgânicas que formada por um grupamento nitrogenado e uma carbonila ou algum outro tipo de corpo carbônico. Já as aminas são apenas os compostos nitrogenados, sem os outros radicais que podem estar ligados a ela.
A amida corresponde a uma função orgânica constituída de compostos orgânicos (presença de átomos de carbono) derivados da amônia (NH3), no qual são substituídos os átomos de hidrogênio pelos radicais acila (grupo acil: R-CO-).
Amidas (função amida) são compostos orgânicos derivados de ácidos carboxílicos pela substituição da hidroxila (‒OH) pelo grupamento amino (‒NH2). Grupo funcional: ... São compostos de caráter básico e polar e por esta razão em geral são solúveis em água pois realizam ligações hidrogênio.
c) Amida dissubstituída É a amida que não apresenta nenhum hidrogênio ligado ao nitrogênio do grupo funcional, já que todos eles foram substituídos por radicais orgânicos.
Os nitrocompostos são substâncias que contêm um ou mais grupos nitro (NO2) em sua molécula. Os nitrocompostos aromáticos são muito utilizados como explosivos.
Funções nitrogenadas são aquelas que contêm nitrogênio na cadeia carbônica. Existem quatro formas de classificar as funções nitrogenadas: aminas, amidas, nitrilas e nitrocompostos.
Funções oxigenadas são compostos orgânicos que possuem, além de carbono e hidrogênio, átomos de oxigênio. As funções oxigenadas são classificadas em: álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados diretos, como ésteres orgânicos e éteres.
Funções Oxigenadas são um dos 4 grupos funcionais dos compostos orgânicos. Os compostos que pertencem a essa função são formados por oxigênio, sendo os Aldeídos, as Cetonas, os Ácidos carboxílicos, os Ésteres, os Éteres, os Fenóis e os Álcoois.
A reserpina, é um alcaloide indólico, presente em muitos fármacos e tem ação anti-psicótica e anti-hipertensiva. A fórmula estrutural possui o grupo “Indol” que causa a diminuição da pressão arterial até níveis indetectáveis.
O nitrobenzeno é o nitrocomposto aromático mais importante, sendo usado como solvente de substâncias orgânicas. Além disso, os nitrocompostos aromáticos são utilizados como explosivos, tais como a trinitroglicerina (TNG) e o 2,4,6-trinitrotolueno (TNT).
As funções nitrogenadas são compostos orgânicos que, além do carbono e hidrogênio, possuem na composição átomos de nitrogênio. Em casos específicos, ainda podem ter oxigênio. Essas funções são classificadas em diferentes formas, sendo as principais: aminas, amidas, isonitrilos, nitrilas e nitrocompostos.
grupo nitro
Os isonitrilos são compostos orgânicos originados a partir da substituição do hidrogênio do ácido isocianídrico por um radical orgânico. ... Os isonitrilos são muito utilizados em diversas sínteses orgânicas (produção de novas substâncias orgânicas) e na fabricação de pesticidas e agrotóxicos.
Isonitrilas. Sua estrutura é semelhante à da nitrila. A diferença é que, aqui, o elemento ligado ao substituinte é o próprio nitrogênio (e não mais o carbono). Portanto, as isonitrilas possuem o grupo funcional RN≡C.
As funções halogenadas, mais conhecidas como haletos orgânicos, são compostos que possuem em sua cadeia carbônica ao menos um átomo pertencente ao grupo dos halogênios, tais como o flúor (F), o cloro (Cl), o bromo (Br) e o iodo (I).
Conforme o número de hidrogênios presentes na sua composição, os haletos orgânicos podem ser classificados em: