Como instalar uma tomada – Faça você mesmo
No caso da eletrofita, você não irá precisar de PVC, rodapés ou rodatetos para fazer isso: pegue um pouco de massa corrida e passe por cima da eletrofita. Espere secar e coloque outra camada se necessário, prosseguindo com a lixa depois de tudo seco. Pinte por cima com a mesma cor da parede e pronto!
Para escondê-las, basta passar gesso ou massa acrílica por cima! O que são eletrofitas: “São condutores elétricos de alta tecnologia, que em forma de fita autoadesiva, podem ser aplicadas em paredes, divisórias, drywall, lajes, tetos e pisos de maneira rápida e prática sem deixar relevo nas superfícies”.
Caixa organizadora. Uma maneira de esconder os cabos é colocar os eletrônicos que estão conectados na TV – como o receptor a cabo, roteador, DVD, entre outros – em bonitas caixas organizadoras. Para isso, deixe a parte fechada para a frente e abra um buraco do outro lado, que ficará virado para a parede.
Para organizar e esconder os cabos, é possível prender a fiação, evitando que os fios fiquem pendurados longe da tomada. Para isso, uma das melhores alternativas é usar ganchos que segurem os cabos, de forma que eles fiquem “invisíveis” embaixo das mesas e desçam pelos pés do móvel até a tomada mais próxima.
Quais as melhores formas de esconder fiação?
O segundo é o conector de porcelana, que é o modelo mais indicado para emendas em locais com alta temperatura, por isso é o conector mais indicado para o chuveiro. Este tipo de conector tem uma ótima isolação térmica, dispensando também o uso de fita isolante em suas emendas.
O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.
Será possível notar fios derretendo e o disjuntor com aparência enegrecida (também chamada de zinabre). Os motivos para o superaquecimento são muitos, incluindo bitola muito pequena, curto ou parafusos mal apertados.
Fique de olho no disjuntor Desde usar o chuveiro até ligar um eletrodoméstico novo. Nunca ignore os sinais do disjuntor. Esse importante sistema de segurança nunca deve ser ignorado. Portanto, sempre que o disjuntor cai, não ligue ele novamente sem tentar encontrar a causa do problema.
2. Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.